27.5 C
Brasília

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Dia do trabalhador – Organizar as massas e reconstruir o Brasil

Despertar a consciência da força da classe trabalhadora para superar as trevas do totalitarismo

Saiba Mais

O Dia Internacional do Trabalhador é celebrado anualmente em 1º de maio, em quase todos os países do mundo. A data é uma homenagem a onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral em 1886, na cidade norte-americana de Chicago.

Naquela ocasião, os trabalhadores unidos tinham como objetivo, melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas. Como na maioria das vezes em que os trabalhadores compreenderam a força de sua mão de obra e se revoltaram contra o sistema, houve confronto com policiais, o que resultou em prisões e inúmeras mortes. Porém, a luta é germinada pela esperança e regada na constância.

Em 2021, em outra parte do continente, especificamente no Brasil, o cenário é de desmonte, destruição e abandono dos trabalhadores. Em um ritmo acelerado de polarização, divisões e fake news, muitas vezes, os trabalhadores são colocados uns contra os outros, mas nasce a semente lançada no terreno próspero da consciência da força do trabalhador, o que desperta e faz surgir a necessidade de uma organização das massas no Brasil.

Nos últimos anos, os trabalhadores brasileiros perderam muitos direitos. As “reformas” que foram vendidas como salvação, não passaram de construção de um projeto de poder carrasco e autoritário, que tira dos mais pobres e privilegia os mais ricos. O Brasil virou uma pátria dos opostos, onde os poderosos não olham para baixo e não enxergam a calamidade em que vivem os trabalhadores.

O líder precisa conhecer e estar com seu povo, sentir suas dores, chorar suas lágrimas e compreender seus medos, angústias e desejos. Mitos não existem, salvadores da pátria são os trabalhadores. É preciso não entregar o futuro nas mãos de sensacionalistas e dominadores de uma boa oratória. A força da classe trabalhadora é imensa e poderosa.

Neste 1º de maio, em meio à crise pandêmica do novo coronavírus, onde tantos trabalhadores perderam suas vidas, é necessário lembrar-se da organização das massas, pois pra garantir a nossa existência, sobrevivência e dignidade é preciso solidificar uma nova consciência de classe.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

AOSDs avançam na luta pelo reenquadramento

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, junto com os diretores Marcos Rogério e João Pedro, e a comissão dos...

Feriado de Páscoa com um dia a mais de descanso para os servidor

Os servidores da Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, incluindo os da saúde, terão um descanso prolongado...

Atenção Servidor: Recadastramento da Gratificação de Movimentação (GMOV) 2025 vai Até 30 de Abril

Atenção, servidores da Região de Saúde Leste! O recadastramento anual da Gratificação de Movimentação (GMOV) 2025 já está aberto...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img