Governadores de 21 estados e do Distrito Federal anunciaram articulação por um pacto nacional para frear a transmissão do novo coronavírus. As medidas restritivas e preventivas devem ser tomadas até domingo (14), para ajudar a diminuir a alta da pandemia registrada nos últimos dias.
Nesta segunda-feira (8), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve se reunir no Rio de Janeiro com os governadores e representantes da Fiocruz, para discutir as estratégias de enfrentamento e a maior agilidade na aplicação de vacinas. O grupo também cogita estabelecer diálogo direto com organismos internacionais, como a OMS.
A ação teve iniciativa do coordenador da estratégia para vacina contra a Covid-19 no Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias (PT). “Não adianta o meu Estado fazer e outro não fazer. Isso é o que chamei de ‘enxugar gelo’, ou seja, a transmissibilidade tem que ser cortada nacionalmente”, afirmou o governador piauiense em entrevista à GloboNews, nesse domingo (7).
Casos da covid-19
Neste domingo (7), o ministério registrou 1.086 óbitos, em 24 horas, chegando ao total de 265.411 pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil. O estado com a maior quantidade de óbitos continua sendo São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais.