28.5 C
Brasília
quinta-feira, 2 maio, 2024

Justiça derruba decisão que suspendia cobrança de consignado de aposentados

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Desembargador entendeu que não era o caso do Poder Judiciário interferir nas decisões do Banco Central

O Banco Central recorreu da decisão que suspendia o desconto de empréstimos consignados de aposentados durante quatro meses e conseguiu reverter o posicionamento da Justiça.

Com isso, a pandemia do novo coronavírus não vai interferir nos empréstimos e os descontos seguem normalmente para aposentados do INSS ou servidores públicos. 

O responsável pela ação inicial que venceu em primeira instância, Márcio Casado, disse que vai recorrer da decisão do desembargador. 

Ação popular

Segundo o advogado, a ação popular beneficia diretamente pelo menos 62 milhões de pessoas, entre aposentados, correntistas e donos de empresas em todo o Brasil.

A decisão de primeira instância, dada pelo juiz federal Renato Coelho Borelli na última semana havia concedido, entre outras medidas, a suspensão das parcelas dos consignados com o objetivo de mitigar os efeitos da crise do coronavírus.

O Banco Central e a União entraram com um recurso afirmando que a decisão poderia inviabilizar a “execução da política monetária” e causar “grave lesão” à ordem econômica no momento de pandemia.

O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, atendeu ao recurso e argumentou que a intervenção do Poder Judiciário nos outros poderes só pode acontecer “quando demonstrada inércia da autoridade competente”. Segundo o desembargador, esse não é o caso.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img