25.5 C
Brasília
quarta-feira, 1 maio, 2024

Servidores da Educação também serão atendidos para cuidados da saúde mental

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

 Espaço NovaMente abriu vagas para pasta responsável pelo maior índice de adoecimento por transtorno mental

O Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Caessp-DF) – Espaço NovaMente – atenderá também, a partir de julho, servidores da Secretaria de Educação do DF. Os nomes serão encaminhados pela pasta para acolhimento e atendimento relacionado à saúde mental.

O Espaço NovaMente já recebe servidores da Saúde e do Sistema Penitenciário. O atendimento conta com equipe interdisciplinar composta por psicólogos, enfermeiro, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social.

Além do atendimento, o Centro também realiza pesquisa em relação ao adoecimento no trabalho. Em 2017, Educação e Saúde responderam por 90% dos dos atestados emitidos a servidores públicos do governo do Distrito Federal referentes a transtornos mentais e comportamentais.

Ao todo, o GDF emitiu 15.557 licenças referentes a essas enfermidades a todos os servidores no ano de 2017. Os dados fazem parte de um relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor. Ainda não foram divulgados os números relativos a 2018.

Plano de trabalho

Os nomes para atendimento serão encaminhados pela Secretaria de Educação, a partir da Subsecretaria de Gestão de Pessoas. A pasta e o Caessp-DF assinaram um termo de cooperação que será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal nos próximos dias.

“Nós precisamos de projetos como esse para cuidar dos nossos servidores. Infelizmente temos vivido momentos difíceis, de adoecimento, e queremos fazer o caminho de retomada desses servidores”, afirmou a subsecretária de gestão de pessoas da Educação, Kelly Cristina Bueno.

Além de Kelly, também participam do projeto a chefe da Assessoria Especial do Gabinete, Janaina Almeida, e o diretor de Acompanhamento e Apoio ao Servidor, Valdson José da Silva. O secretário de Educação, Rafael Parente, demonstrou preocupação com o tema e tem outras propostas e ações para tratar a promoção da saúde dos servidores da pasta.

Cuidar de quem cuida

A presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, comemorou a nova parceria. “Nós criamos a NovaMente para cuidar de quem cuida. Para valorizar os servidores e dar a mão a quem precisa. E ficamos muito felizes quando outras pastas nos procuraram”, comentou.

O Espaço NovaMente é um projeto idealizado pelo SindSaúde. Ele funciona no Guará, com 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img