20.5 C
Brasília
sábado, 27 abril, 2024

Dengue já causou 6 mortes no DF em 2019

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Notificações da doença já chegam a 4,3 mil

O Informativo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou, só em 2019, 4.339 casos notificados de dengue. Até março deste ano seis óbitos já foram confirmados em moradores do DF. No mesmo período em 2018, apenas 1 caso grave tinha sido identificado.

Os dados são da Subsecretaria de Vigilância à Saúde e estão disponíveis no informativo epidemiológico. De acordo com o documento, as regiões com números mais alarmantes são Itapoã e São Sebastião.

Este cenário demonstra a necessidade de que, além do governo, é preciso que toda a população se una no combate ao mosquito Aedes aegypti que se reproduz em depósitos de água parada. Ele transmite doenças como a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o vírus zika.

Entre os cuidados básicos estão: fechar tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas viradas com a boca para baixo, lixeiras tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, colocar areia em vasos de plantas para evitar acúmulo de água, limpar regularmente potes de água dos animais e de forma alguma deixar água acumulada em qualquer lugar da casa ou do terreno.

Os sintomas mais comuns em pessoas infectadas são: dor de cabeça, febre alta e de início abrupto (39˚ C a 40˚ C), dores no corpo e atrás dos olhos, fraqueza e náuseas. Em sua forma mais grave, a doença ainda provoca dores abdominais intensas, vômitos persistentes e sangramento nas mucosas. Em caso de suspeita um médico deve ser procurado.

Para denunciar algum local que possa ser foco de reprodução do mesmo, clique aqui. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img