19.5 C
Brasília
sábado, 4 maio, 2024

MENTIRA: GDF não zerou filas de mamografias

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Pedidos foram retirados do sistema por pendências e devolvidos para as regionais em papel

A Secretaria de Saúde mente à população quando diz que zerou a fila de mamografias no DF desde julho de 2017. Os pedidos para procedimentos foram, segundo denúncia de servidores, retirados do sistema e enviados para as regionais de Saúde para reinserção com mais dados. 

Pelo menos 14,5 mil pedidos de mamografia foram regulados com pendências e deverão ser colocados novamente no sistema para pedido de marcação. Segundo estimativa dos próprios servidores, reinserir todos esses pedidos deve demorar meses. 

“O que o governo está fazendo é um absurdo. Nós recebemos milhares de pedidos em papel para recolocar no sistema com o argumento que devemos especificar mais o pedido do exame”, denuncia uma servidora. De acordo com ela, a manobra permite que o GDF diga que está com a fila zerada, mas é só uma aparência. 

Atualmente o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está sem realizar os exames por problemas no ar condicionado e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) teve redução de exames por falta de servidores para realizar as mamografias. O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) também está sem fazer exames e o Hospital de Base passou mais de dois anos sem mamografia. 

WhatsApp Image 2018-10-17 at 12.46.15.jpeg

 

Fila 

Em nota enviada ao G1 em setembro, a Secretaria de Saúde diz que a demanda é de 2 mil exames mensais e são ofertados 5,4 mil vagas – mais que o dobro da necessidade. 

A SES diz ainda que “após a inserção do pedido do paciente no sistema de regulação da Secretaria, o exame é realizado em aproximadamente 10 dias”, o que é mentira, segundo servidores. 

Não é o que mostram os dados da própria SES em relatório da Gerência de Processamento de Informações Ambulatoriais e Hospitalares, de 14 de junho, obtido com exclusividade pelo SindSaúde-DF. O documento aponta que entre julho de 2017 e abril de 2018 foram realizadas 10.315 mamografias e outras 14.547 foram registradas com pendências e devolvidas. 

“Esses 14 mil pacientes desapareceram do sistema com a aparente impressão de que foram realizados, mas isso é manobra, é mentira!”, denuncia a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues. “Assim é fácil, né? Você imprime as pendências, envia em papel para as regionais, some com as pendências do sistema e diz que zerou as filas. Que vergonha, governador”. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img