24.5 C
Brasília
terça-feira, 7 maio, 2024

Intermediação do SindSaúde evita remoção de servidoras que prejudicaria serviço à população

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Apresentadas justificativas, farmacêuticas responsáveis por análises de água e medicamentos e envolvidas em projetos serão mantidas na unidade

Após reunião de representantes do SindSaúde com farmacêuticos do Laboratório Central (LACEN-DF), duas remoções que seriam prejudiciais ao trabalho da unidade foram evitadas. O laboratório é vinculado à Subsecretaria de Vigilância à Saúde e tem seis gerências: de Biologia Médica, de Controle de Qualidade de Produtos e Ambientes, de Medicamentos e Toxicologia, de Suporte Laboratorial, de Sistema da Qualidade e de Apoio Administrativo.

As servidores Polyana Araújo e Fernanda Góis, que seriam removidas, e outros servidores que compõem as equipes de pesquisa do Lacen se reuniram, na quarta-feira (18), com Rodrigo Conde, do SindSaúde, e com o subsecretário Marcus Quito. A equipe explicou ao gestor a impossibilidade das remoções diante do impacto que teriam no programa de pesquisa e controle de qualidade da água utilizada nas unidades de saúde, inclusive para hemodiálise e também no programa de acompanhamento dos antibióticos.

Rodrigo Conde defendeu que essas tentativas de remoções na unidade têm sido feitas desde 2016 e causam um clima de apreensão entre os profissionais e suas equipes. “Com planejamento, há diversas outras possibilidades a serem pensadas e avaliadas. Basta uma consulta entre os farmacêuticos da rede antes de determinar que servidores devem ser removidos. É preciso entender a necessidade desses profissionais em seus postos atuais de trabalho”, afirmou o representante do sindicato.

Um dia após a reunião, na quinta-feira (19), o subsecretário reconheceu a importância da manutenção das profissionais na unidade e divulgou portaria substituindo as duas farmacêuticas por outros profissionais.

Fernanda atua na Gerência de Controlo de Qualidade de Produtos e Ambientes e Polyana na Gerência de Medicamentos e Toxicologia. “Ficamos muito felizes com a portaria pois acho que foi uma decisão acertada após a Subsecretaria entender a importância do trabalho que a equipe, que já está afinada, desempenha na unidade”, afirmou Fernanda.

O SindSaúde continua acompanhando as tentativas de remoção, principalmente nos casos em que servidores e o atendimento à população pode ser prejudicado.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Servidor da saúde recebe mais de 5 mil em exercício findo

Atuando em defesa dos servidores do Sindsaúde, os advogados do sindicato conseguiram uma importante vitória: uma condenação do Distrito...

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img