27.5 C
Brasília
sábado, 4 maio, 2024

URGENTE – RETIFICAMOS: Liminar que restringe atuação de enfermeiros é mantida

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

RETIFICAMOS:

Foi mantida a liminar que restringe a atuação dos enfermeiros e proíbe os profissionais de revalidar receitas médicas e de requisitar consultas e exames. A decisão já foi publicada e veio após manifestação do Conselho Federal de Farmácia.

Informações repassadas anteriormente ao SindSaúde afirmavam que a decisão havia sido revogada. A Justiça Federal, no entanto, esclareceu que a decisão foi mantida e que indefiriu o ingresso do COFEN (Conselho Federal de Enfermeiros) como parte no processo.

decisao.pngClique aqui e leia a íntegra da decisão

Após a decisão, o COFEN divulgou que a Advocacia Geral da União também protocolou, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, recurso contra a liminar.  A AGU aponta que a liminar se baseia em “premissas equivocadas”.

Na semana passada, o Ministério da Saúde informou à reportagem do SindSaúde que também iria recorrer da decisão da Justiça Federal que trazia essa determinação. 

De acordo como o Ministério da Saúde, essa medida pode prejudicar o atendimento hoje prestado por esses profissionais no SUS.

A decisão da Justiça Federal do Distrito Federal foi anunciada no fim do mês de setembro e determinou a restrição das atividades exercidas pelos profissionais. A liminar da 20ª Vara proíbe os profissionais de revalidar receitas médicas e de requisitar consultas e exames.

A determinação veio como resposta a uma ação do Conselho Federal de Medicina (CFM).No pedido apresentado à Justiça Federal, o CFM questionava o artigo que permitia aos enfermeiros a adoção de medidas consideradas exclusivas do médico.

Aguarde mais informações

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img