19.5 C
Brasília
sábado, 4 maio, 2024

“Bandeira Vermelha”: Superlotado, Hospital do Gama suspende coletas de exames na regional

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Servidores das UBSs do Gama e Santa Maria foram informados da medida via WhatsApp

Os servidores das unidades básicas de saúde (UBSs) da Regional de Saúde Sul – Gama e Santa Maria – foram surpreendidos nesta quinta-feira (4) com a determinação para a suspensão da coleta para exame de sangue hoje (5). Sem qualquer documento oficial, gestores fizeram o alerta por mensagens de WhatsApp. Alegaram que o Hospital Regional do Gama (HRG), para onde o material coletado é enviado e os exames são executados, entrou em estado de “Bandeira Vermelha”.

 bandeiravermelha1

O laboratório que realiza os exames na regional fica no HRG e recebe, a cada manhã, pelo menos 210 novas coletas para exames. São 7 UBSs na regional que atendem, cada uma, cerca de 30 pacientes por manhã. Os pacientes desta sexta estão sendo remarcados para outras datas, mas só foram informados quando chegaram à unidade. Alguns servidores foram informados que a suspensão pode se estender até segunda-feira (8), a depender dos resultados da ação de hoje no HRG.

Questionada pelos servidores, a direção do hospital disse que a unidade está com superlotação e que isso estava precarizando o atendimento dos internos. Informou ainda que, nesta sexta-feira, estão fazendo um mutirão para desafogar o hospital.

A “Bandeira Vermelha” foi destacada apenas para a clínica médica. A direção disse ainda que urgência e emergência estão funcionando normalmente.

 

bandeiravermelha

Os próprios servidores questionaram a relação da suspensão de coleta nas UBSs com a alegação de superlotação na internação do hospital.  Sem respostas claras, disseram que o hospital terá hoje um mutirão para atender todos os internos “com a maior brevidade possível  para alta de  pacientes”

Sem prioridade

A direção informou ainda que os exames das UBSs não se tratam de emergência e que, por isso, podem aguardar um pouco mais.

Procurada, a Secretaria de Saúde não comentou o caso e não explicou porque a unidade está em estado de “Bandeira Vermelha”.

Para o SindSaúde, é mais uma ação sem planejamento da gestão atual do Governo do DF. “Porque suspender o atendimento do laboratório? Os servidores do laboratório agora vão atender os internos do Hospital do Gama? Soa muito estranha essa ação de mutirão para desafogar uma superlotação. Temos certeza que faltam profissionais na unidade, mas não dá pra entender essa medida. Quem sofre, mais uma vez, é o paciente. Os resultados de exames já demoram tanto e agora, o GDF entende que não são emergências e então podem ser suspensos. Mais estranho ainda é não ter um comunicado oficial para os servidores. Por quê?”, questiona a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img