sábado, 4 maio, 2024

GDF já tinha sido avisado que empresa deixaria a central do 192 por conta de dívida

Técnicos de enfermagem do Samu estão sendo obrigados a desvio de função. Bombeiros também vão auxiliar no atendimento do 192

Antes de comprometer o atendimento da central do 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o governo do Distrito Federal  já teria sido avisado pela empresa Vanerven Solution de que o atendimento  estava prestes a ser interrompido. Segundo fontes do SindSaúde, o calote com a terceirizada já completava pelo menos três meses e a empresa já teria acionado a Justiça na tentativa de receber.

Conforme matérias publicadas no portal do sindicato, diversos técnicos de enfermagem estatutários do GDF foram obrigados a deixar suas funções na viatura do Samu para assumirem a função de técnicos auxiliares de regulação médica (TARM), cargo responsável pelo atendimento das ocorrências no telefone 192. O trabalho requer treinamento e muitos servidores afirmam que não estão capacitados para tal.

“Eu me sinto, como trabalhadora, constrangida, porque eu não fui treinada para isso”, diz uma técnica de enfermagem ouvida pelo SindSaúde.

PEDIDO DE SOCORRO

Em um grupo de mensagens instantâneas de servidores, chefias falaram sobre a necessidade do socorro por parte dos servidores:

“Precisamos resolver nesse momento de crise… gostaria de saber se posso contar com voluntários para ajudar; acredito que todos entendem que até a contratação, precisamos ajudar de alguma forma… o contrato emergencial está sendo assinado agora, estamos sendo notificados agora do contrato. Mas, até vigorar, precisamos ajudar com a enfermagem! Se for possível, não iremos impor”, diz uma mensagem da gestão.

Os servidores do Samu foram informados também que o Corpo de Bombeiros (CBMDF) está disponibilizando dois servidores, por turno, para ajudar no atendimento da central do 192.

A presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, reforçou o posicionamento do sindicato em relação à terceirização: “Somos contra esse tipo de contratação. O governo não paga e a empresa simplesmente vira as costas sem se preocupar com o impacto disso. São vidas em risco. Nessas horas, o governo vai atrás dos servidores pois eles que seguram a onda. Mesmo com tantas dívidas a receber do GDF. Descobre um local para cobrir outro e assim vai levando essa gestão incompetente de Rollemberg.”, afirma Marli Rodrigues.

Na madrugada desta sexta-feira (21), o SindSaúde presenciou o momento em que diversos trabalhadores da  Vanerven Solution deixaram os postos de trabalho.

Assista ao vídeo feito na porta da central de atendimento do 192:

A reportagem do SindSaúde entrou em contato com a empresa Vanerven Solution e com a Secretaria de Saúde, mas não obteve resposta até a publicação dessa matéria.