25.5 C
Brasília

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Hospitais públicos e Lacen recebem máquinas de esterilização e desinfecção

Serão instalados 30 autoclaves e 18 termodesinfectoras de última geração

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Hospitais públicos do Distrito Federal começaram a receber máquinas de última geração que vão otimizar a esterilização e a desinfecção de equipamentos e materiais cirúrgicos. São 30 autoclaves e 18 termodesinfectoras das marcas Cisa e Baumer, mais modernas e econômicas, que vão substituir as atuais e atender cada Núcleo de Material Esterilizado (NME) de 13 unidades hospitalares e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Os aparelhos têm o ciclo de lavagem e desinfecção mais rápido e o processo de secagem automático das peças, o que nem sempre era possível.

Para Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, essa é uma conquista importante para os profissionais de saúde que atuam nos hospitais públicos do Distrito Federal, porque impacta na rotina e na saúde dos trabalhadores. “Já tivemos diversos servidores afastados de suas funções por conta de problemas nas articulações devido as dificuldades de manejo dos antigos equipamentos”, relata.

A rede hospitalar do DF já contava com equipamentos similares, com mais de dez anos de uso, fabricados ainda nas décadas de 1980 e 1990.

Equipamentos

A autoclave é um equipamento que impacta diretamente no atendimento do centro cirúrgico. É responsável pela esterilização de materiais contaminados por meio do contato com vapor de água sob pressão a alta temperatura (134°C). A autoclave híbrida esteriliza também em baixa temperatura (-60°C) as peças mais sensíveis – como umidificadores, por onde passam o oxigênio e mangueiras de ventiladores, muito utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19.

Também são esterilizados materiais como cânulas de entubadores, pinças cirúrgicas, bandejas utilizadas em partos, capotes de proteção usados pela equipe médica e até potes de vidro para leite materno nos bancos de coleta. Já as termodesinfectoras fazem a lavagem e a desinfecção de materiais por meio de um vapor de ar quente.

NME

O Núcleo de Material Esterilizado é uma unidade de apoio técnico montada dentro do hospital. Tem a função de receber material considerado sujo ou contaminado em procedimentos cirúrgicos ou laboratoriais. Nas máquinas, esses materiais são descontaminados, esterilizados e preparados para novos procedimentos. O mesmo acontece com as roupas limpas liberadas da lavanderia e armazenadas para futura distribuição.

Com informações da Agência Brasília

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Brasília, 65 anos de encantos, oportunidades e luta por igualdade

No coração do Brasil, nasceu Brasília. Com seus traços modernos e horizontes abertos, nossa capital completa 65 anos no...

AOSDs avançam na luta pelo reenquadramento

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, junto com os diretores Marcos Rogério e João Pedro, e a comissão dos...

Feriado de Páscoa com um dia a mais de descanso para os servidor

Os servidores da Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, incluindo os da saúde, terão um descanso prolongado...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img