25.5 C
Brasília
terça-feira, 30 abril, 2024

As migalhas de Rollemberg em ano eleitoral

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Governo anuncia concurso para 414 profissionais em meio ao caos que está a Saúde

A Secretaria de Saúde do DF lançou nesta segunda-feira (5) concurso para contratação de 414 profissionais. Dentre todas as vagas, há 20 para técnico em saúde de nível médio; 294 para médicos; 30 para enfermeiros e 20 para técnico em saúde de nível superior.

Para o SindSaúde, a contratação de novos profissionais é sempre bem-vinda e comemorada, mas é preciso avaliar os efeitos que o governo busca ao lançar um concurso em ano eleitoral.

Desde a saída do governo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em outubro de 2017, o GDF só autorizou, na Saúde, a nomeação de 92 enfermeiros.

Será que agora vai nomear novos servidores da Saúde a tempo de amenizar o caos que se instalou hoje nas unidades de saúde?

Para a presidente do sindicato, Marli Rodrigues, a chegada de profissionais qualificados sempre é um importante reforço para a categoria e para o atendimento da população. No entanto, ela critica a forma como o governo faz: “Não existe planejamento. Os dimensionamentos mostram onde a situação está pior e mostram que falta um número ainda maior de servidores. Basta ver a quantidade de servidores se aposentando e licenciados dos últimos anos e então comparar com o número de convocados. Essa lacuna jamais será fechada nesse governo”, afirma Marli.

Segundo a Saúde, as nomeações ocorrerão em duas etapas: ainda em 2018 e em 2019. Para o SindSaúde, não é possível acreditar que haverá esse reforço tão cedo, principalmente em ano eleitoral. “São migalhas para tentar enganar servidores e usuários da Saúde pública. A situação, como está, precisa de um olhar muito mais atento. Precisa de dedicação muito maior desse governo. Mas, infelizmente, não podemos esperar isso”, finaliza Marli.

A sindicalista lembra que a realidade vista todos os dias no DF é de hospitais e pronto-socorro sem médicos, centros de saúde sendo fechados e a população carente de atendimento.

Para o concurso divulgado nesta segunda-feira, que teve edital publicado com erros graves, há cargos de provimento imediato e de cadastro reserva. As provas serão aplicadas pelo Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento). As inscrições, que variam entre R$50 e R$ 80, poderão ser feitas das 8h do dia 20 de março até 22h do dia 30 de abril, no site do Iades. As provas serão em 3 de junho.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalhado, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img