27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 abril, 2024

SindSaúde lança Centro de Estudos e Atendimento para pesquisas sobre saúde mental do servidor

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Diretoria do Espaço NovaMente receberá convidados no Hotel San Marco, em 21 de março 

Depois de anos de sonho e trabalho para torná-lo realidade, o SindSaúde lançará, na próxima quinta-feira (21), o Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF (Espaço NovaMente). O evento para apresentação do espaço e projeto será no Hotel San Marco, às 19h.

“Foram muitos anos vendo os servidores adoecerem e se afastarem, sem que o Estado fizesse nada. Agora, podemos dizer que estamos de fato contribuindo: estudando as causas, ajudando no acolhimento e acompanhando o tratamento desses servidores”, explica a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

O evento contará com participação dos parceiros e apresentação da equipe multidisciplinar e metodologia de trabalho. Além de psicólogos e assistentes sociais, a equipe conta também com fisioterapeuta, enfermeiro, educador físico, nutrólogo e terapeuta ocupacional.

O Espaço NovaMente tem sede no Guará, com 4 mil metros quadrados de área verde e 800 metros quadrados de área construída. Além dos consultórios, há ambientes especiais como o redário, uma sala para chás e espera de acompanhantes e locais ao ar livre para realização de biodança e meditação.

WhatsApp Image 2019 03 14 at 17.03.55 2

Conceito

A NovaMente surge com um conceito totalmente inédito no tratamento da Saúde Mental. Além do acolhimento e atendimento dos servidores adoecidos, o Centro fará pesquisa e análise de dados para identificar as causas do adoecimento e propor políticas públicas ao Governo do Distrito Federal. 

“Nós não queremos e nem vamos substituir nenhum serviço existente. Faremos o diálogo com o Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) de referência do paciente e contato também com outros dispositivos existentes como clínicas e centros particulares ou públicos. O servidor adoecido precisa ressignificar a vida dele e essa é nossa função”, explica Lucio Costa, psicólogo especialista em saúde mental e diretor técnico da NovaMente. 

WhatsApp Image 2019 03 14 at 17.03.56 2

Servidor doente

Segundo dados do relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor (2015 – 2017), 40 mil servidores da assistência à Saúde pediram licença no período. Desses, 22,6% dos afastamentos no GDF foram por ansiedade, depressão e estress grave – ou seja, a cada 5 servidores afastados, 1 é por motivo de doença psicológica. 

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img