21.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Qual é a conta??? Enquanto pacientes aguardam espaço na rede, Hospital de Base tem 273 leitos vagos

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Maioria dos espaços não ocupados são na área da internação e pronto-socorro

É só ir a um hospital da rede pública do Distrito Federal para comprovar que falta atendimento e os pacientes reclamam que voltam para casa por falta de leitos. No Hospital de Base, misteriosamente, a situação é diferente. Um relatório da própria SES mostra que o local tem 273 leitos vagos.

Só na internação há 211 espaços que poderiam atender pacientes, mas estão vazios. No pronto-socorro, outros 39 leitos estão vagos. E eles não estão indisponíveis, segundo o relatório. Os leitos indisponíveis são tratados separadamente e indicam algum problema na maca, equipamentos ou déficit de equipe responsável para atender naquele leito.

2.jpeg

“Gostaríamos de entender porque há tantos leitos vagos. Será que o governo está encontrando números maravilhosos porque está deixando o hospital vazio? Depois de tanto abandono, será que os pacientes desistiram de mendigar atendimento?”, questiona a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

O relatório mostra que 552 pacientes ocupam leitos no hospital e outros 200 estão indisponíveis.

Descaso

Em fevereiro, o SindSaúde obteve acesso com exclusividade a um relatório interno da Coordenação de Atenção Especializada À Saúde, da Gerência de Serviços de Terapia Intensiva da Secretaria de Saúde (SES-DF), onde a pasta fez um apanhado da situação dos leitos de UTI nos últimos três anos e apresentou dados alarmantes.

Das 4.368 pessoas que entraram na Justiça entre 2015 e julho de 2017 para garantir acesso a UTI, um direito que já deveria ser fornecido pelo governo, 1.261 pacientes morreram na espera de um leito.

Veja vídeo mostrando os leitos vagos:

 

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img