O SindSaúde protocolou, no dia 8 de fevereiro, um ofício ao subsecretário de gestão de pessoas da Secretaria de Saúde, Evillásio Ramos, apresentando a necessidade apresentada pelos servidores que atuam no setor de farmácia das Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família. A reivindicação da categoria é a readequação do horário de funcionamento das farmácias em até 11h por dia, atualmente está limitado em 10h.
CLIQUE AQUI e leia o ofício na íntegra
Segundo os trabalhadores, esta readequação facilitaria a construção de escalas intercaladas com plantão e horário de descanso, possibilitando um atendimento mais eficaz para a população, além de dar a oportunidade de mais horas de serviço à sociedade.
De acordo com servidores, a implantação da escala D11 foi efetivada pela Portaria nº 78, de 14 de fevereiro de 2017, porém em março de 2021, a SES decidiu por acabar com essa escala e limitar o funcionamento das farmácias das UBSs em até 10h diárias.

Documento entregue ao subsecretário solicita que as farmácias voltem a poder funcionar em até 11h, possibilitando assim a escala D11, o que diminuirá a sobrecarga de trabalho dos trabalhadores, aumentará o tempo de prestação de serviço aos usuários e melhorará a qualidade do atendimento.
No portal InfoSaúde-DF da SES aparecem, ao todo, 172 UBSs no DF, deste total 144 possuem setor de farmácia na unidade, ou seja, com a possibilidade de funcionamento por até 11h, a população poderá ganhar 144 horas a mais de atendimento para retirada de medicamentos.

O SindSaúde continuará acompanhando essa demanda até uma resposta seja dada para o problema.