O governador em exercício do Distrito Federal, Rafael Prudente, nesta sexta-feira (16) no Palácio do Buriti dirigiu a cerimônia de sanção da Lei que Moderniza as Carreiras da Saúde do DF (Projeto de Lei nº 1735/21).
O SindSaúde foi representado por sua presidente, Marli Rodrigues, diretores e servidores da Saúde que prestigiaram este grande momento para a categoria.
A cerimônia contou com a presença do secretário de economia André Clemente, do secretário de Saúde Osnei Okumoto, dos deputados distritais: Claudio Abrantes (PDT), Hermeto (MDB)), Júlia Lucy (Novo), João Cardoso (AVANTE), Guarda Jânio (sem partido). Esteve também presente o secretário de Saúde de goiás, Ismael Alexandrino. Além da presença de servidores e servidoras da Saúde do DF.
“A lei trará modernização em diversos cargos de carreira, possibilitando a valorização, o reconhecimento das pessoas que estão dentro da Secretaria de Saúde do DF. Já temos os servidores exercendo, mas haverá o reconhecimento de cada um, dentro de cada área da Saúde aqui do DF”, afirmou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Segundo o secretário de Economia, André Clemente, defender o serviço público é fundamental para um governo. “Quando alguém critica o servidor público, não tem noção o que é o serviço público. Defendo isso, que o serviço público é a alma, o oxigênio de toda a cidade. A qualidade das entregas, o valor dessas entregas é imensurável”, ponderou o secretário.
Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o momento foi marco de um novo ciclo para os servidores da Saúde do DF.
“Hoje é o primeiro dia de uma nova história dos servidores da Secretaria de Saúde. Quem vê um socorro, um resgate ou uma cirurgia com sucesso pode achar que o serviço de saúde é só aquilo ali, mas por trás há muitos servidores que não aparecem, mas fazem parte da história. Nossa luta foi árdua, mas hoje temos esperança e a certeza de um amanhã muito melhor”, destacou Marli.
Após a assinatura do projeto de lei, o governador em exercício, Rafael Prudente (MDB), disse que acompanhou este projeto na CLDF e agora pôde sancioná-lo.
“Tive a oportunidade de fazer o cruzamento e cabecear, correr pro outro e marcar o gol, mas pra eu conseguir fazer esse cruzamento, existem alguns jogadores que fizeram parte dessa jogada, e com passes muito corretos e com muita luta, grandes guerreiros, queria citar de forma especial aqui, dois deles, André Clemente e essa grande guerreira: a Marli”, finalizou Prudente.
“A sanção do projeto significa o início de uma nova luta”, diz Marli Rodrigues.
A Lei
O Projeto de Lei nº 1735/21, sancionado nesta sexta-feira (16), dispõe sobre o desmembramento e a reorganização da carreira Assistência Pública à Saúde, do quadro de pessoal do DF, e cria a carreira Gestão e Assistência Pública à Saúde do DF.
CLIQUE AQUI E LEIA A REDAÇÃO FINAL DO PROJETO DE LEI DA MODERNIZAÇÃO DA CARREIRA APROVADO NA CLDF