Começa nesta semana a 29ª edição do CASACOR Brasília 2021. Logo na entrada do evento, uma instalação chama a atenção dos visitantes. Uma estrutura composta de andaimes em estruturas metálicas e fotos em preto e branco. Neste conceito de reconstrução está a ‘Galeria dos Heróis Invisíveis BRB’, que presta uma homenagem aos profissionais que atuaram incansavelmente durante a pandemia. Assinam o projeto artístico e concepção da instalação de 310 m², os arquitetos Eduardo e Lilian Sainz, da SAINZ Arquitetura.

Nas fotos de Breno Esaki, estão presentes médicos, técnicos e trabalhadores da área da saúde, bombeiros, motoristas de ônibus, catadores de lixo, motoboys e demais profissionais que estiveram e estão na linha de frente da pandemia do novo coronavírus. A exposição presta um tributo aos verdadeiros protagonistas da crise sanitária, com a ideia de reconstrução pretende apontar um olhar para o futuro, tendo em vista o avanço da vacinação, mas sem esquecer-se de tudo que foi aprendido durante os picos da pandemia.

Para Lilian Sainz, é preciso prestar esta homenagem a quem assegurou à todos os outros cidadãos o atendimento nos hospitais, mas também a continuidade das necessidades básicas da cidade. “Enquanto ficávamos, os que podiam, confortavelmente em casa, estes profissionais atuavam por nós. Quem teve parente doente com a Covid-19 sabe o quanto eles lutaram para que essas pessoas fossem curadas”, afirma Lilian.
A pandemia foi um processo difícil, um lugar de incertezas que estes trabalhadores tiverem que enfrentar para que a população continuasse a ser assistida. O arquiteto Eduardo Sainz, lembra a necessidade de continuar e reconstruir daqui para frente. “O processo de pandemia foi doloroso para todos nós, mas é importante a gente continuar, para isso é preciso se adaptar e saber o que aconteceu. A reconstrução tem haver com reestruturar e olhar pra frente, continuar andando. Vamos olhar estes profissionais e não esquecer o que aconteceu e agradecer. É uma homenagem para lembrar pra sempre”, completa Eduardo.

De acordo com Breno Esaki, fotógrafo responsável por registrar os trabalhadores para a instalação, foi um desafio, mas também uma experiência de reflexão e aprendizagem. “Foi um trabalho muito difícil registrar o momento e a dor destes profissionais para cuidar dos outros. Foi uma honra poder mostrar essas pessoas de dentro para fora. Elas estão ali cuidando dos nossos parentes e muitas vezes não são vistas e esta exposição está aqui para dar visibilidade a estes trabalhadores”, finaliza Esaki.
Serviço CASACOR Brasília 2021
Quando: 26 de outubro a 12 de dezembro de 2021
Onde: 904 Sul da antiga sede da Companhia Energética de Brasília (CEB)
Mais informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/brasilia/