23.5 C
Brasília
quarta-feira, 8 maio, 2024

Mês de conscientização pelas vidas indígenas atingidas pela Covid-19

A Apib afirma que 163 povos foram alcançados pela doença

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

No Dia do Indígena, celebrado nesta segunda-feira (19), não a nada que se possa comemorar. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 1.038 pessoas dessa população perderam a vida para a Covid-19 no país, e mais 52 mil foram infectados.

Neste dia de celebração, foi feita uma homenagem por meio de uma projeção no prédio do Congresso Nacional. Foram expostos 163 nomes dos povos atingidos pela pandemia e mostrado os rostos de anciões que morreram por conta da doença.

Ainda foram exibidas a seguintes frases: “Vidas indígenas importam”, “Emergência indígena”, “Nossa luta é pela vida” e “A mãe do Brasil é indígena”. Essa projeção foi uma iniciativa da parlamentar Joenia Wapichana (REDE), a primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada federal.

Acompanhe as fotos aqui:

Lutas indígenas

No momento, a Articulação dos Povos Indígenas solicita que o Governo Federal tome medidas para conter a entrada de garimpeiros em seu território e a criação de barreiras sanitárias. Além disso, solicitou ao Supremo Tribunal Federal que os indígenas que vivem fora das aldeias sejam incluídos no Plano Nacional de Imunização, do grupo prioritário.

Está acontecendo ainda neste mês, nas redes sociais, a 17ª edição do Acampamento Terra Livre, realizada em 2021 totalmente virtual.

Impacto da Covid-19 nos povos indígenas

A Fiocruz com apoio da Embaixada do Reino Unido no Brasil, lançaram nesta segunda-feira (19), um guia com o intuito de incentivar gestores públicos a criarem politicas de combate e enfrentamento a Covid-19 em comunidades marginalizadas, como os povos indígenas. Esse material traz dados científicos e analises detalhadas dos dados da pandemia.

De acordo com a pesquisadora Ana Lúcia, “o trabalho visa atingir um público mais amplo, que inclua gestores, lideranças e intelectuais indígenas que estão no protagonismo do debate do enfrentamento da Covid-19. Tendo em vista as suas vulnerabilidades, indicamos a necessidade da priorização e construção de estratégicas específicas e diferenciadas para os povos indígenas no enfrentamento da pandemia”, afirma Ana Lúcia.

No guia, a comunidade indígena considerou importante incluir conteúdos sobre a campanha de vacinação, que ainda possui dúvidas sobre a inclusão dessa população no grupo prioritário. O objetivo é oferecer informações com uma linguagem acessível e adequada. No documento, 13 medidas são consideradas urgentes para conter os impactos da Covid-19.

O guia pode ser acessado aqui

O Cacique Babau (Rosivaldo Ferreira da Silva), uma das lideranças do povo Tupinambá, entrevistada pelo guia afirma que, “nós, Tupinambás, nunca tivemos paz neste país. […] Nós já estamos acostumados à guerra e nela continuaremos”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do Dieese revela grandes perdas salariais para os profissionais de saúde e seu impacto no absenteísmo

Um estudo recente conduzido pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), a pedido do SindSaúde, revelou uma realidade...

Servidor da saúde recebe mais de 5 mil em exercício findo

Atuando em defesa dos servidores do Sindsaúde, os advogados do sindicato conseguiram uma importante vitória: uma condenação do Distrito...

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img