28.5 C
Brasília
quinta-feira, 2 maio, 2024

Estudo da Fiocruz alerta para o aumento de SRAG por Covid-19

O boletim divulgado na última quinta-feira (08) aponta crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todas as faixas etárias

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

No novo Boletim do Observatório Covid-19, divulgado na última quinta-feira (08), mostra alerta para o crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em todas as faixas etárias, com maior destaque na população adulta. De acordo com o estudo, o cenário se observa em estados de todas as regiões do país.

Segundo a análise, houve um aumento nas tendências de curto (últimas três semanas) e longo prazo (últimas seis semanas). Referente à Semana Epidemiológica (SE) 48, período de 27 de novembro a 3 de dezembro, o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 5 de dezembro.

O estudo ainda aponta que vinte e três das 27 unidades federativas apresentam crescimento moderado de SRAG na tendência de longo prazo até a SE 48: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 Na maioria desses estados, observa-se crescimento na população adulta, especialmente nas faixas etárias acima dos 60 anos, sugerindo associação com o aumento de casos de SRAG por Covid-19. Entre as capitais, 20 das 27 apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo até o mesmo período: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Clique aqui e leia o Boletim na íntegra

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...

Reivindique seus direitos: SindSaúde garante vitória judicial para servidores da saúde

À medida que mais uma semana chega ao fim, alguns trabalhadores da saúde celebram uma conquista financeira inesperada. Receber...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img