27.5 C
Brasília
sábado, 4 maio, 2024

“EXERCICIO FINDO”- O QUE FAZER PARA NÃO VER OS NOSSOS DIREITOS VIRAREM PRECATÓRIOS?

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Todo fim de ano, o famigerado “exercício findo” ameaça os servidores que tem processos tramitando na SES e que ja foram concluidos, mas, ainda não pagos.

Com exceção das licenças-prêmio convertidas em pecúnias, onde há um acordo com o governo para não cair em exercicio findo, todos os outros passivos/créditos correm o risco de verem o direito perecer e eles virarem títulos executivos de anos anteriores.

Mas, o que é EXERCICIO FINDO?

São créditos devidos pela administração pública e que não foram executados no exercicio de sua tramitação, ou seja, dentro do mesmo ano em que o processo de cobrança foi autuado. Desse modo, se o servidor abrir um processo em qualquer periodo do ano e até o ultima dia util do mesmo, ele tiver sido concluído e não pago, ele sera contabilizado no ano seguinte como “restos a pagar” ou “dividas de exercícios anteriores”. Resumindo: o pagamento dependera de um ato de RECONHECIMENTO DA DIVIDA (que obedece a uma fila de titulos na mesma situação) e depois, aguardar orçamento para pagar! Quando isso vai ocorrer? A perder de vista! E quando judicializado, ele vira precatório e vai para uma outra fila…

O que fazer para evitar o exercício findo?

O servidor pode procurar o setor onde seu processo se encontra e requerer a sua SUSPENSÃO (efeito suspensivo), ate a virada do ano… Desse modo, quando começar o exercício seguinte (novo ano), ele volta a requerer a sua continuidade na tramitação, para que se encerre dentro do exercicio seguinte, gerando os efeitos desejados, ou seja, receber o pagamento.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Advogados do SindSaúde DF conquistam vitória em caso de preservação da fertilidade avaliada em mais de R$20 Mil

Mais uma vitória conquistada pelos advogados do SindSaúde DF. Desta vez, um dos advogados do sindicato dos servidores da...

Investimento do GDF na saúde pública despenca em R$1,3 bilhão: um retrato da crise

Enquanto a crise na saúde pública de Brasília se agrava, um estudo revela que o Governo do Distrito Federal...

Trabalhadores da saúde sem motivos para comemorar no 1º de maio: Dieese confirma perda salarial

Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho, uma data marcada em mais de 80 países como um...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img