13.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 5, 2025
HomeNotíciasSistema de "pontos" para aposentadoria será mais rigoroso em 2025; veja os...

Sistema de “pontos” para aposentadoria será mais rigoroso em 2025; veja os novos critérios

Date:

Assuntos relacionados

Cuidar de quem cuida: a importância do Abril Verde para a saúde dos profissionais

A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, assim como...

Iges nega reajuste salarial em acordo coletivo, e trabalhadores rejeitam proposta

Os trabalhadores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Colaboradores do IGES apresentam demandas em reunião

Na tarde desta terça-feira (10), representantes do SindSaúde, colaboradores...

Assédio moral: Tabu na iniciativa privada

O assédio moral no ambiente de trabalho, embora amplamente...

As regras de transição da Reforma da Previdência, aprovadas em 2019, passarão a ser mais rígidas em 2025. O sistema de “pontos”, que soma a idade do trabalhador com os anos de contribuição ao INSS, terá um aumento significativo. Em 2025, será necessário atingir 92 pontos para as mulheres e 102 pontos para os homens. Após esse ano, o número de pontos exigido continuará a crescer anualmente.

Idade mínima para aposentadoria

Além do aumento nos pontos, a idade mínima para aposentadoria também será alterada. Em 2025, as mulheres precisarão ter 59 anos e os homens, 64 anos, além de cumprir o tempo mínimo de contribuição. Para as mulheres, serão exigidos 30 anos de contribuição, enquanto para os homens serão 35 anos. Trabalhadores próximos da aposentadoria antes da reforma podem optar pelas regras de pedágio, que exigem o dobro do tempo restante para a aposentadoria na época da mudança.

Cálculo do benefício

O cálculo do benefício segue a regra geral da Nova Previdência. O trabalhador receberá 60% da média de todas as contribuições feitas desde julho de 1994, com um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição adicional, acima de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.

Essas mudanças fazem parte de um ajuste gradual, conforme a Reforma da Previdência. A cada ano, as regras serão atualizadas para adaptar o sistema de aposentadoria às novas condições. O INSS recomenda que os segurados utilizem o simulador disponível no portal gov.br, que será atualizado para refletir as novas exigências de 2025. Isso ajudará o trabalhador a visualizar quanto tempo falta para se aposentar e o valor aproximado do seu benefício.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas