SindSaúde

Transtornos mentais foram responsáveis por 18,9 % dos afastamentos em 2017 na Secretaria de Saúde

Os transtornos mentais e comportamentais são os que mais tiram servidores do trabalho no Distrito Federal, segundo um relatório da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF. Em 2017, 22,6% dos afastamentos no GDF foram por motivos relacionados a doenças como ansiedade, depressão, stress grave, entre outras questões.

Na Secretaria de Saúde a realidade não é diferente. Dos 6.430 servidores afastados, 18,97% deixaram de trabalhar por transtornos mentais e comportamentais.

A ansiedade é a principal causa de afastamento, respondendo por 29,3% dos casos. Logo em seguida está a depressão (26%) e a depressão recorrente (18,6%). Stress grave também tem altos índices de incidência – 15,6% do total.

Depressão

Maria* é uma das servidoras apontadas nos índices. Ela está há meses afastada do trabalho de enfermeira por depressão. “Está já é a segunda vez que me afasto por depressão. Infelizmente não consigo melhorar. É uma tristeza profunda, não tenho vontade de fazer nada”, relata.

Os números do GDF e os relatos de servidores mostram, na opinião da presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, que o descaso do governo com seus próprios funcionários precisa ter um fim.

“Nossos servidores estão doentes – e muito doentes. Precisamos cuidar deles, precisamos ter um outro olhar para quem cuida de tanta gente”, afirma.

Na coluna semanal do SindSaúde no Metrópoles, Sem Saúde, a reportagem do sindicato fala sobre mais números desta realiada da saúde do servidor. Clique aqui e leia material completo.