SindSaúde
Em 2017, 22% dos afastamentos no serviço público do DF foram por transtornos mentais

Em 2017, 22% dos afastamentos no serviço público do DF foram por transtornos mentais

14 Set 2018

Em um ano, governo local emitiu 15.557 licenças para tratar doenças do gênero

Segundo balanço da própria Secretaria de Saúde do DF, 22% das licenças emitidas aos servidores do DF por motivos de saúde, em 2017, estão relacionadas a transtornos mentais ou comportamentais. No ano passado, foram emitidos 15.557 atestados para tratar dessas enfermidades. 

DADOS fill 509x257

A secretaria recorde na emissão desses afastamentos é a de Educação (28,34%), seguida pela Saúde (19%). As informações fazem parte de um relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor obtido com exclusividade pelo SindSaúde. Vale ressaltar que o número de emissões de licenças é diferente do número de servidores afastados e que um único trabalhador pode solicitar inúmeros atestados no decorrer do ano.

Levando em conta o número total de licenças emitidos por conta de transtornos mentais e comportamentais, as pastas da Educação e Saúde, emitiram, respectivamente 7639 e 6430 esses tipos de documentos. Todos os outros órgãos do GDF solicitaram apenas 1488 atestados no ano passado.

Conforme matéria publicada ontem pelo portal do sindicato, 529 trabalhadores da SES deixaram o ambiente de trabalho para tratar de doenças psicológicas. A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, defende uma unidade exclusiva para que servidores possam ter o acompanhamento de qualquer doença.

“O próximo governador do DF precisa olhar com mais carinho para os servidores. Esses números são estarrecedores, a nossa cidade precisa urgentemente de um Hospital Público do Servidor”