25.5 C
Brasília
sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Transformações na emergência do HRG: um compromisso com o cuidado humanizado

Saiba Mais

Durante os anos de 2020/2021, as equipes de saúde do Distrito Federal, assim como os profissionais de saúde, enfrentaram grandes obstáculos no atendimento à população. Esses desafios incluíam uma demanda crescente, recursos humanos insuficientes e estruturas físicas desgastadas nos estabelecimentos de saúde.

Na região do Gama e entorno, a situação não foi diferente. No entanto, a região contou não apenas com os esforços da Secretaria de Saúde do DF, mas também com o comprometimento da equipe de saúde do Hospital Regional do Gama (HRG) em proporcionar um atendimento humanizado e implementar melhorias no hospital da cidade, com foco especial em aprimorar os serviços de emergência.

Na emergência adulta do HRG, o paciente é priorizado e pode contar com um cuidado qualificado, especialmente fornecido pela equipe de enfermagem local. Em contraste com o passado, em que os usuários enfrentavam enfermarias coletivas sem privacidade e em condições precárias, agora são alocados em enfermarias com leitos climatizados, individualizados, garantindo dignidade e respeito à privacidade.

Nesse contexto de melhorias, o hospital participou do projeto “Lean nas emergências”, visando reduzir a superlotação nas urgências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. A equipe de enfermagem da emergência do HRG abraçou esse projeto, resultando em melhorias na comunicação entre as equipes que atendem os pacientes e na agilização dos exames e pareceres dos pacientes internados no Pronto-Socorro, graças à utilização da ferramenta Kanban.

O Kanban é uma ferramenta adaptada para diminuir o tempo de permanência do paciente na emergência e é totalmente operacionalizado pela equipe de enfermagem do HRG. Essa equipe, composta por profissionais experientes, conhece todos os fluxos do hospital no atendimento às demandas dos pacientes, agendando exames de alta complexidade, como tomografias, cateterismos cardíacos, ressonâncias magnéticas, sempre com um foco especial no acolhimento dos pacientes.

O processo de melhoria na emergência é contínuo e conta com o apoio da alta gestão do HRG, representada pelo diretor Ruber Paulo de Oliveira Gomes e pelo diretor administrativo Diego Fernandes da Silva. Ambos buscam, por meio do diálogo com os trabalhadores do setor, especialmente com a equipe de enfermagem, que compõe a maior parte da força de trabalho da emergência, implementar uma gestão participativa e resolutiva.

Os depoimentos dos pacientes comprovam essa realidade.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Avanço crucial: Governador anuncia nomeação de servidores para a saúde do DF

Compromisso do SindSaúde garante fiscalização rigorosa e apoio contínuo aos servidores, fortalecendo o sistema de saúde para a comunidade Em...

SindSaúde apresenta minuta do acordo coletivo de 2024 ao Iges-DF

A diretora do SindSaúde, Laura Batista, entregou à gerente geral de pessoas do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Conquistas justas: SindSaúde garante pagamento de retroativos para servidores da saúde

Nessa semana registramos um avanço significativo para os profissionais da saúde, com a determinação judicial que obriga o Governo...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img