segunda-feira, 13 julho, 2020

SindSaúde celebra o primeiro acordo coletivo com funcionários do Iges-DF

Acordo assegura direitos, estabelece percentual de reajuste salarial e concede inúmeros benefícios aos funcionários

O SindSaúde é o primeiro sindicato a encaminhar pedido de pauta e se reunir com a direção do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges–DF) para celebração de um acordo coletivo de trabalho com funcionários do Instituto. O acordo, assinado na manhã desta quinta-feira (26), abrange os empregados do Iges-DF e tem vigência até setembro de 2020. As cláusulas concordadas abordam jornada de trabalho, reajuste salarial, entre outras.

Participaram da assinatura do acordo a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues; o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo Filho; e o diretor vice-presidente do Iges-DF; Sérgio Luiz da Costa.

O documento contempla vários benefícios aos trabalhadores, entre eles, o percentual de reajuste salarial, uma jornada de trabalho que assegure a saúde do empregado e a construção de escalas de plantão de acordo com a lei, prevendo intervalos para descanso. O Iges-DF também se comprometeu a conceder aos funcionários período de férias de 30 (trinta) dias, sem prejuízo de remuneração, em até três períodos.

Outro ponto firmado é da alimentação e refeição, fica o instituto obrigado a fornecer alimentação ou, quando não houver, a pagar auxílio-refeição no valor mínimo de R$ 409,20 ao mês. Isto quando o funcionário cumprir carga horária acima de 6 horas diárias. Cobrou-se também um local apropriado para o repouso de empregados que cumprem escalas superiores a 6 horas ininterruptas. Além da concessão de folga no dia do aniversário do trabalhador.

Muitas outras clausulas foram contempladas no acordo. Desde que o modelo de gestão foi criado pelo governo anterior é a primeira vez que se celebra a assinatura de um documento que assegura direitos aos funcionários do Iges-DF, cabe lembrar que em outras épocas não foi dada nem a oportunidade da construção desta pauta.

“Em momento de uma caçada nacional aos direitos dos trabalhadores, é importantíssimo a celebração deste acordo coletivo de trabalho como o primeiro passo na conquista e na reconquista de todos os diretos que já havíamos alcançado”, destaca a presidente, Marli Rodrigues.