28.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

SES elabora Plano de Trabalho no combate à Covid-19

O objetivo é a prevenção e o monitoramento dos servidores da saúde durante o enfrentamento ao novo coronavírus

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do DF publicou no Diário Oficial do DF do dia 22 de maio, a Portaria nº 332, de 20 de maio de 2020, que instituiu o comitê de monitoramento à saúde dos servidores no enfrentamento ao Covid-19 no âmbito da SES-DF. O comitê se reuniu e elaborou o plano de trabalho à nível central que deve ser executado em toda a rede de saúde pública do DF.

O documento tem como objetivo normatizar, monitorar e direcionar a implementação de estratégias para a prevenção, atenção e vigilância à saúde de servidores da Pasta durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Foram elencadas atividades e metas de controle da COVID-19 no ambiente de trabalho das unidades de Saúde da SES.

Cabe às chefias locais, a definição e instalação de espaços de acolhimento, que permitam o distanciamento social, assim como isolamento durante a triagem de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19, com sinalização clara na entrada do quarto, enfermaria ou outra área. Outra meta é a higienização das mãos de usuários e servidores em todas as unidades, além de ventilação adequada.

Na parte administrativa devem ser instaladas barreiras físicas para proteger o profissional, sejam elas de vidro, acrílico ou janelas. Espaçar mesas de refeitórios com no mínimo 2 metros de distância e apenas uma cadeira por mesa. Os bebedouros de jato devem ser desligados, apenas os equipamentos com copo podem funcionar.

O Plano ainda traz 16 atividades que devem ser desempenhadas pelos comitês locais, ou seja, em cada unidade de saúde. A primeira delas é o fornecimento de máscara cirúrgica aos usuários que são casos suspeitos, isso logo na chegada ao serviço de saúde. Todos os servidores devem ter suas temperaturas medidas antes de entrar nas unidades. Assim como, deve ser estabelecido um fluxo claro e bem definido quanto à rotina de testagem dos trabalhadores.

Nos locais de alimentação dos servidores, os profissionais não devem utilizar jalecos ou roupas usadas nos atendimentos. Os servidores que atuam diretamente com casos da Covid-19 devem ter horário reservado e pratos (exclusivos) e realizar higienização do ambiente após sua saída.

O texto ainda ressalta a necessidade do uso responsável e racional de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos serviços de saúde. Os quais devem ser distribuídos sistematicamente a todos os profissionais da saúde.

É importante, que haja constante informação e educação sobre os fatores de risco, comportamentos de proteção do COVID-19, cuidados e medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde, incluindo o manejo do paciente e os cuidados com o corpo após a morte.

Por fim, o Plano traz um cronograma de visitas do comitê central nas unidades de saúde para supervisão, monitoramento e esclarecimento de dúvidas, além de apoiar a implementação das medidas nos níveis locais e central, dando suporte à gestão para aquisição dos insumos necessários à efetivação do plano proposto.

A subsecretária de gestão de pessoas (SUGEP), Silene Almeida, uma das componentes na formulação deste plano de trabalho, explica que este documento estabelece todos os fluxos e protocolos para monitorar os servidores durante o enfrentamento ao novo coronavírus no DF. “Numa pandemia, a primeira e principal estratégia é cuidar dos profissionais de saúde. Sem eles, a guerra é perdida. Como é competência da SUGEP a gestão da vida laboral dos servidores, o comitê se estruturou com atores multidisciplinares e juntos fizemos este plano de ação. Com isso, teremos ações pontuais para diminuir o absenteísmo dos profissionais por contaminação da COVID-19 e, posterior à pandemia, um instrumento para acompanhar e cuidar da saúde ocupacional dos servidores”, ressalta Silene Almeida.

“Este trabalho é importante para proteger a vida dos servidores da saúde e de suas famílias. Cabe a cada chefia respeitar e seguir o plano de trabalho e assim diminuir as chances de contágio dos profissionais e transformar as unidades de saúde do DF em locais mais seguros e devidamente preparados para enfrentar o novo coronavírus”, destaca Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img