18.8 C
Brasília
quarta-feira, 15 julho, 2020

Servidores da Saúde não terão congelamento de salário, aprovado pelo Senado para parte dos trabalhadores

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Articulação da categoria junto aos senadores fez a diferença para decisão

A aprovação do congelamento de salários dos servidores públicos municipais, estaduais e federais e dos membros dos três Poderes até dezembro de 2021 deixou fora da medida os servidores da Saúde, Segurança Pública e Forças Armadas.

A votação do substitutivo aos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 149/2019 e 39/2020 foi nesse sábado (2). O texto estabelece a compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus.

O texto relatado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), segue para análise da Câmara dos Deputados.

“Foi uma batalha nos bastidores, em diálogo junto aos senadores, e nós do SindSaúde também buscamos essa vitória para a categoria. O congelamento não é justo para nenhum trabalhador. Infelizmente foi aprovado, mas conseguimos evitar que os servidores da Saúde, que enfrentam o pior momento de crise com muita garra, sejam incluídos”, afirma a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

A suspensão do reajuste de salários por 18 meses foi negociada com o governo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, relator da matéria, como contrapartida ao auxílio financeiro da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para mitigar os efeitos da covid-19.

Os entes federados ficam proibidos de reajustar salários, reestruturar a carreira, contratar pessoal (exceto para repor vagas abertas) e conceder progressões a funcionários públicos por um ano e meio.

Fonte: Agência Senado

- Advertisement -

Últimas Notícias

40 horas: 44 servidores têm a carga horária ampliada

A Secretaria de Saúde do DF divulgou a lista com nomes de 44 servidores da Saúde que...

Brasil já perdeu 138 profissionais de saúde por COVID-19

Os profissionais de saúde são os principais agentes no combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo o...

806 mil unidades de medicamentos para intubação foram distribuídos aos Estados

Ministério da Saúde passou a comprar e distribuir estes medicamentos para apoiar tratamento de pacientes com Covid-19. Oito tipos de fármacos foram distribuídos
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??