28.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Servidores da Saúde não terão congelamento de salário, aprovado pelo Senado para parte dos trabalhadores

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Articulação da categoria junto aos senadores fez a diferença para decisão

A aprovação do congelamento de salários dos servidores públicos municipais, estaduais e federais e dos membros dos três Poderes até dezembro de 2021 deixou fora da medida os servidores da Saúde, Segurança Pública e Forças Armadas.

A votação do substitutivo aos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 149/2019 e 39/2020 foi nesse sábado (2). O texto estabelece a compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus.

O texto relatado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), segue para análise da Câmara dos Deputados.

“Foi uma batalha nos bastidores, em diálogo junto aos senadores, e nós do SindSaúde também buscamos essa vitória para a categoria. O congelamento não é justo para nenhum trabalhador. Infelizmente foi aprovado, mas conseguimos evitar que os servidores da Saúde, que enfrentam o pior momento de crise com muita garra, sejam incluídos”, afirma a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

A suspensão do reajuste de salários por 18 meses foi negociada com o governo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, relator da matéria, como contrapartida ao auxílio financeiro da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para mitigar os efeitos da covid-19.

Os entes federados ficam proibidos de reajustar salários, reestruturar a carreira, contratar pessoal (exceto para repor vagas abertas) e conceder progressões a funcionários públicos por um ano e meio.

Fonte: Agência Senado

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img