sexta-feira, 25 setembro, 2020

Servidores da Saúde ainda são os que mais adoecem

Segundo boletim, profissionais da pasta são os mais acometidos por doenças mentais e comportamentais

Os servidores da Saúde ainda estão à frente no triste ranking dos que mais adoecem, e apresentaram licenças para tratamento de saúde, no primeiro quadrimestre de 2019. Segundo o Boletim Epidemiológico dos Servidores Públicos Estatutários (concursados) do Distrito Federa,l no período, em um quadro geral de todas as categorias, o número de licenças chegou a 15.854, o gera uma média de 132 atestados por dia. Do total, 53% delas são de servidores da SES; 34% da Educação; e 13% das demais pastas.

Estes dados só confirmam o que o SindSaúde tem apresentado há algum tempo, os servidores estão adoecendo e isto gera um problema para a pessoas adoentada, suas famílias, para a população e para os cofres públicos. Os número são maiores que os do mesmo período de 2018, porém houve queda no absenteísmo, tendo em vista a quantidade de dias de afastamento, e isto gerou uma economia para o governo de R$ 1.765.428,92 em comparação com o ano anterior.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, a principal causa de atestados são transtornos mentais e comportamentais. “É o que temos estudado no Projeto NovaMente, criado pelo SindSaúde. As principais causas são as condições de trabalho precárias. Estamos vindo de quatro anos de uma gestão catastrófica para os servidores. Um total abandono ao trabalhador que, certamente, resultou em dados tão tristes”, afirma.

Segundo a sindicalista, os números já demonstram este cenário há alguns anos. Os servidores da Saúde têm uma rotina muito desgastante, convivendo todos os dias com a dor do outro e enfrentando diariamente uma luta para salvar vidas. “Os servidores estão endividados e sofrem com chefias despreparadas e assediadoras, sem qualquer condição de trabalho. E todas essas condições adoecem o servidor, que já lida com a rotina muito estressante”, destaca.

Espaço NovaMente

O Espaço NovaMente funciona no Guará, num espaço de 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

Os servidores afastados do trabalho ou em processo de afastamento têm atendimento interdisciplinar com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física e serviço social.