24.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Saúde renova contrato com empresa investigada pelo MP

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Procuradores afirmam que a manutenção prestada pela companhia põe em risco a vida e integridade física de pacientes

Mesmo após denúncia do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), a Secretaria de Saúde decidiu prorrogar por 12 meses um contrato com uma empresa de reparos de equipamentos hospitalares que, segundo o órgão de fiscalização, “colocam em risco a vida e a integridade física de dezenas de pacientes”. De acordo com o MP, a empresa sequer possui certidão de funcionamento junto ao governo local e órgãos de Vigilância Sanitária.

A única mudança ocorrida foi a modificação da razão social da empresa CONSTRUTORA CONCRETO – EIRELI para BUCAR ENGENHARIA E METROLOGIA – EIRELI. O novo contrato está vigente desde 7 de julho deste ano, mas a informação foi publicada no Diário Oficial do DF em 8 agosto. A prorrogação custará cerca de R$ 147 mil aos cofres públicos.

A constatação foi feita pela Associação das Empresas do Segmento Médicos Hospitalar e Laboratorial (ASSEMEDH – DF) – entidade que encaminhou a denúncia de irregularidades ao MP em novembro de 2017. O SindSaúde noticiou em 20 de julho.

Os promotores do Ministério Público afirmam que a empresa faz reparos e usa peças não originais nos equipamentos para baixar custos, além de não ter profissionais capacitados para prestar o serviço para que foi contratada. Ao visitar o endereço da Construtora Concreto, foram encontradas peças essenciais faltando em aparelhos, equipamentos amontoados e um ambiente sem estrutura.

Multa

Em outubro do ano passado, a própria Secretaria de Saúde já havia multado a companhia em R$ 160 mil por descumprimento contratual. A construtora não conseguiu cumprir com a responsabilidade de manutenção de aceleradores lineares do Hospital de Base. Por conta do imbróglio, pacientes com câncer ficaram 5 meses sem tratamento.

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, espera celeridade da Justiça diante da gravíssima denúncia. “O que está em jogo é um contrato de um serviço que não é prestado corretamente. A população do DF não pode ficar à mercê de uma empresa com tantas denúncias”.

Procurada, a Secretária de Saúde não comentou o assunto.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img