28.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Obesidade, a doença que afeta o mundo

Estudo prevê, em 2035 metade da população mundial terá obesidade ou sobrepeso

Saiba Mais

Entidades de saúde do mundo todo entendem a obesidade como um problema complexo e crônico, que não depende apenas de força de vontade da pessoa, mas de fatores culturais e da falta de políticas públicas.

O Atlas da Federação Mundial da Obesidade prevê que mais de 4 bilhões de pessoas serão obesas ou terão sobrepeso nos próximos 12 anos.

Essa realidade não é exclusiva do Brasil, é uma tendência mundial, principalmente em países que mantém a cultura do fast food, a comida rápida.

As taxas de obesidade estão aumentando de forma particularmente rápida entre as crianças e em países de baixa renda, segundo o relatório.

Louise Baur, presidente da Federação Mundial da Obesidade, disse que os formuladores de políticas públicas precisam agir agora para evitar que a situação piore.

“Governos e formuladores de políticas públicas em todo o mundo precisam fazer tudo o que puderem para evitar repassar os custos de saúde, sociais e econômicos para a geração mais jovem”, afirmou Baur.

Aqui no Brasil, levantamento recente do Ministério da Saúde mostra que uma em cada cinco pessoas é obesa (IMC — o peso do paciente dividido pelo quadrado da sua altura — maior que 30) e que mais da metade da população das capitais brasileiras está com sobrepeso (IMC na faixa entre 25 e 29,9).

De acordo com o Boletim Informativo do Estado Nutricional do Distrito Federal, a população do DF também apresentou aumento no peso corporal nos últimos anos. Os dados foram gerados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

Para a presidente do SindaSaúde, Marli Rodrigues, os riscos da obesidade vão muito além do aumento de peso.

“Problemas cardíacos, diabetes, pressão alta, apneia. Essas são apenas algumas das doenças que podem ser desencadeadas pela obesidade. E tudo isso irá refletir na saúde pública. Por isso, é preciso saber o número correto de pessoas que estão obesas ou com sobrepeso no DF, para se investir na prevenção dessa doença”, afirma Marli Rodrigues.

Na tentativa de reverter essa tendência mundial, um primeiro passo para prevenir a obesidade ou trata-la, já foi dado. O projeto Educador Físico nas UBSs foi apresentado por Marli Rodrigues ao governador Ibaneis Rocha, na gestão passada. O projeto foi muito bem aceita e aprovado. Concurso público para o profissional de educação física já foi autorizado pelo governo. Agora, o próximo passo é criar academias nas Unidades Básicas de Saúde do DF para atender à população que sofre com o aumento de peso e, consequentemente outras doenças.

“Precisamos contar com o SUS na nossa necessidade cotidiana de fazer atividade física e ter uma saúde física e mental equilibrada”, defende Marli Rodrigues.

Mais sobre o assunto

 O que é Obesidade:

Obesidade é um termo com origem no latim obesitas que significa excesso de gordura e caracteriza o indivíduo gordo, com excessivo volume do ventre e de outras partes do corpo.

Também conhecida como adiposidade, a obesidade é a acumulação de gordura no corpo.

Obesidade infantil

A Organização Mundial da Saúde identificou a obesidade infantil como um dos problemas mais graves do século XXI no que diz respeito à saúde pública. Normalmente afeta diversos países, mas se verifica mais acentuadamente em países em desenvolvimento.

Tipos de obesidade:

  • Obesidade nutricional – Quando uma pessoa ingere excesso de calorias, através de alimentos com muita gordura;
  • Obesidade psicológica – Causada por distúrbios ou condições psicológicas adversas como estresse e ansiedade;
  • Obesidade comportamental – Tem origem em erros de comportamento da pessoa, como sedentarismo ou falta de exercício físico.

Índice de Massa Corporal

  • Obesidade e IMC (Índice de Massa Corporal)
  • O cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) é um dos instrumentos mais simples de medição da gordura corporal. O cálculo é feito através do peso do indivíduo (kg) dividido pela sua altura (em metro) elevada ao quadrado, tendo a seguinte equação: IMC = peso/altura².
  • O resultado do IMC pode ser encaixado na tabela abaixo:
  • 18,5-24,9 – Normal
    25,0-29,9 – Sobrepeso

    30,0-34,9 – Obesidade Leve

    35,0-39,9 – Obesidade Moderada
    40,0-49,9 – Obeso Mórbido

    50,0-59,9 – Super Obeso

    > de 60,0 – Super Super Obeso
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img