19.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

“Nosso servidor está adoecido e desvalorizado”, aponta secretária-adjunta da SES

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Gestoras da Saúde defendem valorização dos trabalhadores proposta pela NovaMente 

O adoecimento mental dos servidores da Saúde é um ponto pacificado entre as atuais gestoras da pasta. Num momento de muitos atestados e afastamentos por problemas como depressão e ansiedade, o Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF (Espaço NovaMente) surge como uma luz para quem trabalha na capital federal. 

Para a secretaria-adjunta de Assistência à Saúde do DF, Renata Rainha, projetos como a NovaMente são “importantíssimos” por mostrar que há preocupação com a saúde mental dos servidores.

“Nossos servidores estão muito adoecidos. São pessoas que ficaram muito tempo se sentindo desvalorizadas, sem motivação, e isso se tornou uma bola de neve que contagia todos e acaba resultando em afastamento. O afastamento de um gera sobrecarga nos outros e mais adoecimento e afastamento”, explicou.

Segundo ela, a Secretaria de Saúde convive com um alto índice de suicídio e taxas elevadas de depressão e ansiedade – tudo resultando em um absenteísmo elevado. 

“Projetos como esse mostram a valorização do trabalhador, que ele é importante e será recebido para se restabelecer. É o olhar voltado para o servidor”, concluiu. 

WhatsApp Image 2019-03-19 at 14.17.23.jpeg

Divisor de águas

Para a diretora de Saúde Mental da SES, Elaine Bida, a NovaMente inaugura um novo momento, “um verdadeiro divisor de águas” na valorização do servidor. 

“É inovador, um lugar muito agradável e com intuito muito interessante. O Sindsaude está de parabéns. Temos que trabalhar em conjunto para ter mais êxito no acolhimento em saúde mental. Na atual circunstância, com o ritmo de vida que temos, precisamos muito de iniciativas como essa”, apontou.

A gestora acredita que há um adoecimento em nível global e secretaria é uma amostra do que está acontecendo. “A SES é a ponta do iceberg”, refletiu. 

Inovação

Para a psicóloga Ieda Rizzo, o pioneirismo que o SindSaúde lidera pode ajudar a revolucionar o tratamento da saúde mental. “Nós estamos vivendo um momento de demanda por trabalho humanitário, compartilhado, multidisciplinar. A NovaMente é isso e é onde temos alguma possibilidade de cura e transformação de todo esse adoecimento psíquico que temos vivenciado”, avaliou. 

No caso das mulheres, de acordo com a profissional, com a carga de trabalho maior e mais exigências, o adoecimento é ainda maior. 

“Lamentavelmente vivemos em uma cultura machista. Muitas vezes subjugada e muito cobrada, a mulher vai guardando sentimentos e emoções que não expressa. O resultado disso é a depressão, caracterizada num sentimento de vergonha, medo e insegurança”, relatou. 

Ieda acredita que um passo importante da NovaMente será discutir e estudar a saúde mental, quebrando um pouco do tabu. “Muitos enxergam como fracos os que têm problemas de saúde mental e precisamos mudar esse pensamento”. 

NovaMente

O Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF fará o acolhimento e atendimento de servidores da Saúde que sofrem com problemas de saúde mental e foram afastados do trabalho em função do adoecimento. 

Eles serão atendidos por uma equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes social, fisioterapeuta, enfermeiro, educador físico, nutrólogo e terapeuta ocupacional.

O espaço, de 4 mil metros quadrados de área verde e 800 mil metros quadrados de área construída, fará uma ponte entre o tratamento oferecido na rede pública e privada aos servidores e demais espaços para acolhimento.

Servidor doente

Segundo dados do relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor (2015 – 2017), 40 mil atestados foram emitidos para servidores da assistência à Saúde nesse período. Desses, 22,6% dos afastamentos foram por ansiedade, depressão e estresse grave – ou seja, a cada 5 afastamentos, 1 é por motivo de doença psicológica.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img