24.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Ministério da Saúde habilita 80 leitos de UTI no DF para Covid-19

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Estes leitos receberão verba do MS para atender infectados pelo novo coronavírus

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), da última sexta-feira (24), a Portaria nº 858 do Ministério da Saúde que habilita 80 leitos de terapia intensiva (UTI) adulto e pediátrico na rede pública de saúde do Distrito Federal para atender pacientes infectados pela Covid-19. Serão repassados R$ 11,6 milhões pelo governo federal ao GDF.

Do total, 60 leitos são no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 10 no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e 10 no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Esta habilitação faz parte dos trabalhos de combate ao novo coronavírus e vale por 90 dias, podendo ser prorrogado dependendo da demanda e do pico de contágio no DF.

O secretário de saúde do DF, Francisco Araújo, explica a relevância desta habilitação e do repasse do MS. “Esse é um passo importante para a saúde pública do DF. A habilitação garante recursos para os leitos de UTI que atendem pacientes com Covid-19. Com mais leitos habilitados e a verba do Ministério da Saúde, teremos um grande reforço durante a pandemia”, afirmou.

Pronto-Socorro Covid

Foi criado no HRSM o chamado “Pronto-Socorro Covid” com 26 leitos para atender infectados, 10 deles possui suporte respiratório. Além de que 40 leitos de UTI já foram ativados para este fim. Faltando, portanto, apenas 6 para serem habilitados pelo MS.

Pico de contaminação

A previsão é que o DF tenha ainda mais leitos habilitados durante o pico de contágio do novo coronavírus na capital, estimado para maio-junho. Se for necessário, a Subsecretaria de Planejamento em Saúde já tem a expectativa do envio de nova solicitação, podendo chegar a 800 leitos de UTI para Covid-19.

Atualmente, o DF conta com 122 leitos voltados para atender pacientes com coranavírus.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img