18.8 C
Brasília
quarta-feira, 15 julho, 2020

Ministério da Saúde habilita 80 leitos de UTI no DF para Covid-19

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Estes leitos receberão verba do MS para atender infectados pelo novo coronavírus

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), da última sexta-feira (24), a Portaria nº 858 do Ministério da Saúde que habilita 80 leitos de terapia intensiva (UTI) adulto e pediátrico na rede pública de saúde do Distrito Federal para atender pacientes infectados pela Covid-19. Serão repassados R$ 11,6 milhões pelo governo federal ao GDF.

Do total, 60 leitos são no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 10 no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e 10 no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Esta habilitação faz parte dos trabalhos de combate ao novo coronavírus e vale por 90 dias, podendo ser prorrogado dependendo da demanda e do pico de contágio no DF.

O secretário de saúde do DF, Francisco Araújo, explica a relevância desta habilitação e do repasse do MS. “Esse é um passo importante para a saúde pública do DF. A habilitação garante recursos para os leitos de UTI que atendem pacientes com Covid-19. Com mais leitos habilitados e a verba do Ministério da Saúde, teremos um grande reforço durante a pandemia”, afirmou.

Pronto-Socorro Covid

Foi criado no HRSM o chamado “Pronto-Socorro Covid” com 26 leitos para atender infectados, 10 deles possui suporte respiratório. Além de que 40 leitos de UTI já foram ativados para este fim. Faltando, portanto, apenas 6 para serem habilitados pelo MS.

Pico de contaminação

A previsão é que o DF tenha ainda mais leitos habilitados durante o pico de contágio do novo coronavírus na capital, estimado para maio-junho. Se for necessário, a Subsecretaria de Planejamento em Saúde já tem a expectativa do envio de nova solicitação, podendo chegar a 800 leitos de UTI para Covid-19.

Atualmente, o DF conta com 122 leitos voltados para atender pacientes com coranavírus.

- Advertisement -

Últimas Notícias

40 horas: 44 servidores têm a carga horária ampliada

A Secretaria de Saúde do DF divulgou a lista com nomes de 44 servidores da Saúde que...

Brasil já perdeu 138 profissionais de saúde por COVID-19

Os profissionais de saúde são os principais agentes no combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo o...

806 mil unidades de medicamentos para intubação foram distribuídos aos Estados

Ministério da Saúde passou a comprar e distribuir estes medicamentos para apoiar tratamento de pacientes com Covid-19. Oito tipos de fármacos foram distribuídos
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??