23.7 C
Brasília
terça-feira, 26 março, 2024

Indicado pelo GDF para presidir o Iges-DF, passou por sabatina parlamentar, na tarde de segunda-feira 10/04.

Já estava completando quase 30 dias desde a demissão da Ex-presidente Mariela Souza, enfim o Iges-DF volta a ter presidente.

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O nome do médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, que ocupava o cargo de diretor de Atenção à Saúde do instituto, foi pauta na tarde de ontem, Segunda Feira 10/04, da CESC (Comissão de Educação, Saúde e Cultura).
Por volta das 16h, a Comissão que é presidida pelo deputado Gabriel Magno do PT-DF, se reuniu para submeter o nome do medico à sabatina dos parlamentares. Agora aprovado ele poderá assumir definitivamente o cargo de presidente do INSTITUTO DE GESTÃO ESTRATEGICA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, (IGES-DF).

A troca no comando faz parte de um pacote de ações chamadas (choque de gestão) promovidas pela Vice-Governadora Celina Leão PP, quando estava interinamente a frente do Governo do Distrito Federal.

Os desafios que aguardam o novo presidente são inúmeros. Recentemente denuncias sobre as condições sanitárias da cozinha do Hospital de Base, (a menina dos olhos do Instituto) foram noticiadas amplamente na mídia. Além disso, tem a devolução dos Servidores cedidos da SES-DF ao IGES-DF, que ainda são mais de 2500 servidores a serem reintegrados ao quadro de pessoal da SES-DF o que acarreta em novas contratações.

RELEMBRANDO UM POUCO A HISTORIA.

Que não lembra quando em 2017 sob os protesto do SindSaude-DF e de centena de servidores, que lotaram em peso as galerias da CLDF, e mesmo assim, com ampla maioria foi aprovado a criação do Instituto Hospital de Base? A aposta do então Governador Rodrigo Rollemberg, para sua reeleição não adiantou.
A promessa era de desburocratizar os processos de aquisição de materiais, insumos e medicamentos. Prometia-se também mais agilidade na contratação e reposição de pessoas, e tudo isso com muita transparência. O que não aconteceu.

Passados quase 5 anos, desde sua criação, tendo sido rebatizado pelo governador Ibaneis Rocha MDB, de IHBDF para IGES-DF, e após uma serie de medidas saneadoras politicas e financeiras, o Instituto de Gestão de Estratégica de Saúde, parece que ainda não é capaz de se igualar ao que já foi o VERDADEIRO HOSPITAL DE BASE, referencia Nacional em atendimento e ensino.


Cabe ao novo presidente a responsabilidade de trazer a realidade todas essas promessas e expectativas. E ficam umas perguntas, Haverá transparecia no trato com os trabalhadores, pacientes e Sindicatos? As novas contratações tanto de pessoas quanto de serviços seguiram as diretrizes do serviço publico? Existe também A GRANDE FILA DE 30 MIL PACIENTES, que aguardam cirurgias. Com um ORÇAMENTO DE 36 MILHÕES proveniente de emendas parlamentares e recursos federais, qual papel o Iges-DF vai desempenhar nesse cenário? E para terminar, tem os salários dos trabalhadores que não são reajustados há anos. Brasília aguarda com esperança boas respostas.

Quanto a ex-presidente Mariela Souza, ela deixa uma marca de Gestão transparente e de respeito aos trabalhadores e pacientes. Mesmo sendo tão hostilizada, pela imprensa e até por alguns de seus pares. Durante todo o período que esteve na presidência do Iges-DF, sempre dispensou um tratamento respeitoso e cordial a essa entidade, o seu telefone sempre atendeu todas as ligações, era 24h no ar. Mas agora cabe a essa entidade Sindical, Desejar boa sorte ao Novo comandante do IGES-DF, e esperamos no mínimo, um tratamento igual, e que não lhe falte coragem e determinação para fazer com competência a parte que lhe cabe, na grande maquina da Saúde publica do Distrito Federal.

Fonte: Metrópoles

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img