23.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Idosa de 90 anos é a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 no Reino Unido

A notícia é histórica e marca o início do fim da pandemia do novo coronavírus

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Uma mulher de 90 anos tornou-se hoje a primeira pessoa do mundo a receber a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer e BioNTech como parte da campanha de imunização iniciada no Reino Unido. Margaret Keenan, que fará 91 anos na semana que vem, disse que o imunizante foi o “melhor presente de aniversário antecipado”. Ela recebeu a dose da vacina às 6h31 (3h31 de Brasília), no Hospital Universitário de Coventry, no centro da Inglaterra.

O Reino Unido foi o primeiro Estado ocidental a autorizar o uso de uma vacina contra a covid-19. A China já imuniza sua população há alguns meses, com uso emergencial de imunizantes. Cinquenta hospitais britânicos receberam nos últimos dias as primeiras 800 mil doses da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, a única autorizada até o momento pela agência reguladora do Reino Unido, que chegaram de laboratórios na Bélgica. A campanha britânica acontecerá em um primeiro momento apenas em hospitais devido à necessidade de armazenar a vacina em temperatura muito reduzida, entre -70ºC e -80ºC.

O primeiro-ministro Boris Johnson, no entanto, fez um alerta. “Mas a vacinação em larga escala vai levar tempo”, advertiu ele, pedindo que população continue respeitando as restrições impostas.

Uma brasileira aguarda sua vez de ser vacinada. Beth Kress, de 70 anos é casada com um inglês declarou aos jornais: “É como se tirassem um peso dos meus ombros”.

A notícia sobre a vacina o novo coronavírus é histórica e marca o início do fim da pandemia da Covid-19 no mundo.  

No Brasil

A disputa de narrativas relacionadas à vacina continua forte. O Governo Federal diz que ainda não tem plano de contingência para nova crise da Covid-19, enquanto isso, João Dória, governador de São Paulo diz que a vacinação no Estado começa em janeiro.

Se contrapondo às declarações do governador de SP, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nota sobre estudos da fase 3 da CoronaVac e afirmou não ter recebido dado essencial para avaliação da vacina.

“É importante destacar que para a solicitação de Autorização de Uso Emergencial é esperado que sejam apresentados minimamente os dados descritos do Guia sobre os requisitos mínimos para submissão de solicitação de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas Covid-19.”, disse o órgão.

Em Brasília

Segundo o jornalista Bruno Melo, da CBN, o governador do Distrito Federal descarta negociar diretamente com o governo de São Paulo a compra de vacinas contra a Covid-19. “Alguns governadores estão cometendo um erro ao se antecipar nessa negociação”, declarou Ibaneis Rocha, que aposta todas as fichas no plano do Ministério da Saúde.

 Fonte: Uol, Portal G1, CBN.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img