26.5 C
Brasília
quarta-feira, 27 março, 2024

Estoques dos bancos de leite humano estão abaixo da média no DF

Número de doadoras caiu desde julho e bancos de leite precisam de doações para manter atendimentos

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Banco de Leite Humano do Distrito Federal registrou queda em seus estoques nos dois últimos meses e os números preocupam, pois, a demanda por leite materno continua bem alta e a vida de vários bebês depende da doação de leite materno.

“Houve uma queda acentuada nos nossos estoques e precisamos da doação de leite materno para salvar os recém-nascidos que estão internados nas UTI’s neonatais. Desde julho os nossos estoques estão caindo e isso não pode acontecer”, informa a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos.

Em junho, 1.917 litros de leite materno humano foram coletados em todo o DF. Em julho o total de leite coletado foi de 1.588 litros, já em agosto houve uma queda e foram coletados 1.494 litros. Por conta disso, é tão importante que todas as mamães que conseguem amamentar seus filhos tornem-se doadoras e contribuam para aumentar os estoques do Banco de Leite Humano do Distrito Federal.

Arte: SES

Hospital Materno Infantil

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) é a unidade que possui maior demanda, pois tem o maior número de leitos de UTIs neonatais na rede.

“O banco de leite do Hmib é o que mais distribui. Temos muitos bebês prematuros na UTI. A média de distribuição gira em torno de nove litros de leite pasteurizado por dia e durante a pandemia nossos estoques diminuíram bastante”, informa Ana Cláudia Barros, chefe do Núcleo de Banco de Leite Humano do Hmib.

Como doar

“Por meio do Corpo de Bombeiros as mulheres podem doar o leite materno sem se preocupar com o transporte. São 30 anos de parceria e esse é um trabalho essencial para o sucesso do nosso trabalho”, destaca. Para doar leite, as interessadas devem ligar no telefone 160 – opção 4.

Orientações e esclarecimentos sobre a amamentação e doação de leite materno estão sendo oferecidos por telefone, por mensagem de WhatsApp, e-mail e até mesmo por vídeochamada.

Informações: Secretaria de Saúde

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img