25.5 C
Brasília
terça-feira, 29 novembro, 2022

Especialistas debatem saúde mental em lançamento de projeto do SindSaúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Estudiosos do tema ressaltaram a importância de projetos como o Espaço NovaMente

Especialistas e estudiosos de saúde mental marcaram presença no evento de lançamento do projeto NovaMente, iniciativa do SindSaúde para e estudar e tratar servidores acometidos por enfermidades mentais. Entre os convidados, esteve o sociólogo e professor Paulo Delgado, autor da lei que extinguiu os manicômios do Brasil.

Segundo o professor, há uma correspondência direta entre o aumento da tecnologia e o crescimento de pessoas com doenças mentais. “Estamos vivendo um momento digital que leva a uma vida artificial. E isso está levando as pessoas ao adoecimento sem perceber. Nesse tempo de desconexões entre as pessoas, o SindSaúde está reconectando e dando exemplo no DF”, disse Delgado.

O representante da Associação Brasileira de Saúde Mental, Marcelo Kimati, mostrou preocupação com o aumento de servidores que entram de licença médica. “Estamos nos afastando mais do trabalho e adoecendo mais porque vivemos em condições de trabalho cada vez pior”.

Também marcaram presença no evento de lançamento do Espaço NovaMente, Ileno Izídio da Costa, decano da UnB e Leonardo Pinho, representante Conselho Nacional dos Direitos Humanos, além de políticos e autoridades.

Projeto
O Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal nasceu da necessidade de acolher e cuidar de quem cuida. É um espaço para prevenção, estudos e acompanhamento de servidores da Saúde do DF que estejam acometidos por enfermidades psicológicas. A inauguração do espaço ocorreu na última quinta-feira (21), no Hotel San Marco.

De acordo com o diretor técnico da NovaMente, Lúcio Costa, a partir de agora “vamos poder compreender de forma objetiva as causas do adoecimento do servidor”.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Saúde abrirá mais 1.585 vagas para temporários

O Governo do Distrito Federal divulgou nesta terça-feira (29) que reforçará os quadros de pessoal da saúde pública, para...

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SindiSaúde publicou, em 06 de junho de 2016, na coluna “Drone” conteúdo noticiando supostas ocorrências de chefia intransigente...

Saúde paga TPD referente ao mês de setembro nesta sexta-feira (25)

A Secretaria de Saúde realizará nesta sexta-feira (25), o pagamento dos valores referentes ao Trabalho por Período Determinado (TPD)...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img