quinta-feira, 6 agosto, 2020

Com 5 mil balões, SindSaúde faz homenagem aos trabalhadores da Saúde

Mensagem, enviada em vídeo nesse 1º de maio, é para agradecer aos servidores e pedir a valorização do SUS

O SindSaúde-DF prestou uma homenagem aos trabalhadores da Saúde nesse 1º de maio, Dia do Trabalhador, ao soltar 5 mil balões azuis e brancos e exibir mensagens de agradecimento e pedidos de valorização do SUS (Sistema Único de Saúde).

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, lembra que a soltura dos balões foi uma forma de mostrar a todos os profissionais que o trabalho deles faz toda a diferença. A iniciativa produziu um vídeo (em destaque abaixo), que foi enviado aos profissionais pelas redes sociais.

“Não deixaríamos o 1º de maio passar em branco. E então pensamos nessa homenagem aos servidores da Saúde, de todo o Brasil, que estão dando seu máximo e arriscando suas vidas durante essa pandemia que atinge todo o mundo”, destaca.

Marli Rodrigues afirmou ainda que a soltura dos 5 mil balões e as faixas, expostas por alguns minutos, teve também objetivo de protesto.

“Foi uma ação rápida, restrita e que respeitou todas as recomendações de segurança da Organização Mundial de Saúde. Nossa intenção foi produzir as imagens para o vídeo que faz essa homenagem a cada trabalhador nesse dia tão especial. O trabalhador da Saúde enfrenta dias muito difíceis. É preciso que isso seja observado pelos governantes. Cada um que está ali, no front, arrisca sua própria vida, deixa em casa sua família e trabalha no seu limite para salvar vidas”, lembra a presidente.

Cuidados

A ação de soltura dos balões biodegradáveis ocorreu no início da manhã desta sexta-feira (1), no gramado do Eixo Monumental, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Oito pessoas usando máscaras e mantendo o distanciamento soltaram os balões no local.

A filmagem ocorreu com drone e de mais dois pontos distantes do local. E não houve contato das equipes. A estratégia foi coordenada e os detalhes decididos por reunião de videoconferência com a presidente do SindSaúde-DF.

“Fizemos a filmagem por volta de 6h desta sexta-feira, feriado, justamente para evitar que pessoas que passassem pelo local se aglomerassem ali para assistir a homenagem. E deu tudo certo. O vídeo com nossa homenagem chegará nos celulares de cada trabalhador da Saúde. Esperamos que seja um momento de paz nesses dias de tantas turbulências”, afirma a presidente Marli.

A mensagem

“A crise expõe ainda mais a grande necessidade de valorização do SUS. O trabalhador da Saúde é deixado de lado sempre. Não podemos permitir que isso continue. Pedimos a valorização do SUS e lembramos que nós, trabalhadores da Saúde, somos o SUS. Esse sistema de saúde é do povo e precisa oferecer qualidade e segurança para todos”, diz a sindicalista.

Uma das faixas dizia: Fique em casa! “Nesse momento, esses 5 mil balões também fazem nossa homenagem aos mais de 5 mil mortos por Covid-19 no Brasil. É nossa mensagem de respeito a essas famílias e nossa maneira de dizer que cada VIDA IMPORTA SIM. Que cada pessoa que está sofrendo nesse momento receba nossa solidariedade”.