20.5 C
Brasília
terça-feira, 19 março, 2024

Clínica de Saúde da Mulher é inaugurada no DF

Após uma reforma para adequação do espaço a unidade atenderá cerca de 3 mil mulheres

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu) foi entregue para as mulheres da capital pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesta segunda-feira (26). A unidade fica na 514 Sul, na antiga policlínica local e a reforma para readequação do espaço custou R$ 50 mil.

Estiveram presentes na inauguração o governador do DF, Ibaneis Rocha, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a secretária da mulher, Ericka Filippelli e a primeira-dama Mayara Noronha Rocha. 

A Secretaria de Saúde estima que 3,7 mil mulheres sejam atendidas no Cesmu, sendo 2,8 mil desses atendimentos relacionados à questões médicas e outros 900 de integração multiprofissional.

O objetivo do Cesmu é oferecer a atenção integral multiprofissional no cuidado da saúde da mulher. A unidade contará com as seguintes especialidades: ginecologia, enfermagem, endocrinologia, dermatologia, psicologia, serviço social, nutrição, mastologia, Homeopatia e acupuntura.

Para que este atendimento seja de excelência, o Cesmu conta com uma equipe multiprofissional formada pelas especialidades de Ginecologia, Enfermagem, Endocrinologia, Dermatologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Mastologia com treinamento em biópsia mamária, Homeopatia e Acupuntura. Ou seja, um espaço completo de atenção às mulheres.

Segundo a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, as mulheres serão encaminhadas a partir das unidades básicas de saúde (UBSs). “A princípio o espaço vai atender mais de 2 mil mulheres que já enfrentaram o câncer ou estão passando por tratamento da doença. Isso para mim é muito simbólico e importante para mim porque, infelizmente, eu perdi minha mãe para esta doença”, destacou a secretária.

Para secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o Cesmu é um sonho de sua gestão para a saúde da mulher. “A previsão inicial é de serem ofertadas aproximadamente 2.800 consultas médicas e 900 consultas por mês com equipe multidisciplinar, além da dispensação de medicamentos especializados”, ponderou.

O governador Ibaneis Rocha começou sua fala agradecendo os profissionais de saúde pelo trabalho que estão desenvolvendo ao longo da pandemia do novo coronavírus. Ele também citou o projeto do Hospital Oncológico de Brasília que está em fase de licitação. “Tenho certeza que o atendimento dessas mulheres aqui neste centro vai trazer, ainda mais, dignidade para todas as mulheres do DF”, afirmou.

Com informações da Agência Brasília

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Aposentados em 2019: verifiquem seus pagamentos em pecúnia com o sindSaúde

Atenção aos servidores que se aposentaram nos últimos 5 anos e já receberam a licença prêmio: é importante contatar...

DF institui relatório anual para registro da vitimização dos profissionais de saúde

A luta contra a violência direcionada aos profissionais de saúde no Distrito Federal recebe um avanço significativo com a...

Precatório INDIVIDUAL do Benefício Alimentação: Confira seu nome na lista e consulte o valor da sua ação!

Atenção, servidores da saúde! O SindSaúde divulga a primeira lista oficial que contempla milhares de servidores com direito à...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img