20.6 C
Brasília

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Câmeras nas unidades de saúde são avanço, mas servidores esperavam mais

De janeiro a maio de 2025, foram registradas 475 ameaças e agressões contra profissionais da saúde, segundo levantamento da Polícia Civil do DF.

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Após pressão do SindSaúde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou a instalação de 12 mil câmeras de segurança e detectores de metal em hospitais, UPAs e demais unidades de saúde. A medida tem o objetivo de conter os frequentes casos de violência registrados nas unidades — uma pauta antiga do sindicato.

Foram registradas 335 ameaças e agressões contra profissionais da saúde, segundo levantamento da Polícia Civil do DF. Os dados não incluem os números de 2024 e 2023 e abrangem ocorrências como lesão corporal, vias de fato, ameaça e dano ao patrimônio. Um cenário alarmante que, além de colocar a vida dos trabalhadores em risco, também afeta diretamente o atendimento à população.

A medida anunciada, no entanto, não contempla o que os servidores mais esperavam: mais profissionais para dividir a sobrecarga e garantir um atendimento digno à população. A instalação das câmeras é bem-vinda, mas é paliativa diante do que realmente precisa ser feito. A população quer atendimento — e para isso é preciso contratar mais servidores e valorizar quem já está na linha de frente.

Além disso, a iniciativa levanta dúvidas entre os profissionais: será que as câmeras servirão apenas para proteger ou também para vigiar os trabalhadores?

O SindSaúde, que há meses cobra providências efetivas para conter a violência nas unidades, ressalta que a medida só foi anunciada após a mobilização da categoria.

“Essa medida não veio por iniciativa do governo, veio por pressão e da gravidade da situação. São 475 registros até maio — isso não é um número, são vidas colocadas em risco todos os dias. Vamos fiscalizar a implementação das câmeras e continuar cobrando mais segurança, respeito e valorização”, afirmou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

O sindicato continuará acompanhando a execução das ações anunciadas, reforçando seu compromisso com a defesa da vida, da integridade e da valorização dos servidores da saúde do DF.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reunião na SES: SindSaúde cobra celeridade para implementação do reenquadramento de TODOS AOSDs

Na manhã desta sexta-feira (18), a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, participou de uma reunião com a Secretaria de...

Vitória histórica! Por unanimidade TCDF aprova o reenquadramento dos AOSDs

Em uma tarde marcada por emoção e sentimento de justiça, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) aprovou...

SindSaúde alerta para golpes com uso indevido do nome de seus advogados

O SindSaúde reforça o alerta sobre uma onda de golpes que têm como alvo os servidores da saúde. Criminosos...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img