Após requerimento do SindSaúde, SES amplia carga horária de servidores no HRAN

Após requerimento do SindSaúde, SES amplia carga horária de servidores no HRAN

19/05/2020 - 10:30 // Por SindSaúde DF // Imagens: Éder Oliveira // Notícias

Parte dos profissionais que estão no enfrentamento da pandemia terão carga de 40 horas para reforçar atendimento

A Secretaria de Saúde do DF atendeu requerimento do SindSaúde e vai garantir a ampliação da jornada de trabalho de mais 16 servidores para 40 horas semanais. O objetivo é fortalecer a equipe da unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), referência no enfrentamento ao novo coronavírus no DF.

O termo foi entregue pela presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, e assinado pelo secretário-adjunto de Atenção à Saúde, Ricardo Tavares, em uma solenidade no auditório do HRAN na tarde desta segunda-feira (18). Também estavam presente o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), Sérgio Luiz da Costa.

Segundo o sindicato, é necessário que as escalas sejam recompostas com recursos humanos, tendo em vista a alta na demanda de atendimento, a aposentadoria de servidores, e os afastamentos legais de profissionais por variados motivos. A ampliação da carga horária para 40 horas semanais é uma das medidas capazes de assegurar atendimento digno para a população.

O HRAN ganhou mais 10 vagas de terapia intensiva destinada a pacientes da Covid-19. Estes profissionais que, agora, farão 40 horas possibilitarão a abertura destes leitos, trabalhando o dobro de jornada de trabalho e recebendo por isso.

“A ampliação da jornada dos servidores para aqueles que solicitaram é importantíssima neste momento, já que representa o aumento da rede de cuidado com os pacientes contagiados pela Covid-19, mas também a valorização dos servidores que estão na linha de frente no combate à doença”, destaca Marli Rodrigues.

Esta demanda do SindSaúde que é a ampliação de carga para 40 horas semanais para os servidores que tenham essa disponibilidade já havia sido apresentada pela presidente, Marli Rodrigues, ao governador do DF, Ibaneis Rocha, no início do governo em 2019.

A ampliação de carga horária é prevista nos termos do §1º do art. 57 da Lei Complementar nº 840 de 23 de dezembro de 2011.

Veja também:

Notícias Saúde prepara contratação temporária de 900 profissionais para combater a Covid-19 Cadastro para temporários abrange várias áreas, como médicos, enfermeiros e especialistas Um edital para seleção de...
Notícias Saúde paga R$ 6,4 milhões em TPD nesta quarta-feira No total, 4.647 servidores vão receber por trabalho extra de março A Secretaria de Saúde efetuará,...
Notícias Modernização das carreiras de Assistência à Saúde pode começar este ano Publicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias referente a 2020 no DODF prevê R$ 105,5 milhões...
Notícias SES amplia carga horária de mais 108 servidores da pasta Trabalhadores farão 40 horas semanais para auxiliar no atendimento A Secretaria de Saúde ampliou a carga...