Profissionais da saúde devem se vacinar contra a gripe

Profissionais da saúde devem se vacinar contra a gripe

31/03/2020 - 11:16 // Por SindSaúde DF // Imagens: Éder Oliveira // Notícias

Nova etapa da campanha tem por foco os trabalhadores da área 

Seguindo o cronograma da campanha nacional de vacinação contra a influenza no DF, começa a etapa de imunização dos profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, 93% dos idosos foram vacinados na primeira semana de campanha e os que ainda não foram imunizados podem procurar qualquer posto de vacinação até o dia 22 de maio.

Os trabalhadores da saúde devem procurar qualquer posto de vacinação, porém o sistema de drive-thru e de ordem alfabética não são mais realizados.

A ideia era isolar o grupo de risco do novo coronavírus, os idosos, dos demais públicos alvo da campanha de imunização, após o sistema de divisão por ordem alfabética e o drive-thru de vacinação, mais de 190 mil pessoas com mais de 60 anos já foram imunizadas contra a gripe.

Até o fim da campanha a estimativa é que o Ministério da Saúde envie mais de 1 milhão de doses ao DF. O objetivo é vacinar 90% do público-alvo no DF que soma mais de 900 mil pessoas. 

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

– 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos

– 30 de março a 22 de maio: profissionais da saúde

– 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

– 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA DE POSTOS DE VACINAÇÃO NO DF

  • A vacina contra a gripe não previne do vírus Covid-19, por isso, são necessários manter o isolamento e a higienização correta das mãos e superfícies mesmo após ser vacinado. A ideia é reduzir doentes por outras doenças durante a pandemia.

Suspensão das vacinas de rotina

A SES divulgou que por conta da pandemia do Covid-19 e da campanha de vacinação nacional contra a gripe, as vacinas de rotina estão suspensas na Rede até 15 de abril. São consideradas de rotina as doses de tetravalente, poliomielite, tríplice viral, hepatite, febre amarela, entre outras.

Esta iniciativa visa diminuir o contato de crianças e os pais, com o público alvo da campanha que são os idosos e assim os proteger da contaminação do coronavírus.

Veja também:

Notícias Saúde prepara contratação temporária de 900 profissionais para combater a Covid-19 Cadastro para temporários abrange várias áreas, como médicos, enfermeiros e especialistas Um edital para seleção de...
Notícias Saúde paga R$ 6,4 milhões em TPD nesta quarta-feira No total, 4.647 servidores vão receber por trabalho extra de março A Secretaria de Saúde efetuará,...
Notícias Modernização das carreiras de Assistência à Saúde pode começar este ano Publicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias referente a 2020 no DODF prevê R$ 105,5 milhões...
Notícias SES amplia carga horária de mais 108 servidores da pasta Trabalhadores farão 40 horas semanais para auxiliar no atendimento A Secretaria de Saúde ampliou a carga...