Campanha de vacinação contra gripe começa com novas regras. Entenda

Campanha de vacinação contra gripe começa com novas regras. Entenda

23/03/2020 - 10:49 // Por SindSaúde DF // Imagens: Éder Oliveira // Notícias

Por conta da pandemia de coronavírus, a imunização foi antecipada e seguirá ordem alfabética para idosos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada, e inicia nesta segunda (23) e ocorrerá no período de 23 de março a 22 de maio. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizará 128 postos de vacinação.

A distribuição das doses serão ministradas primeiro aos idosos, em seguida aos profissionais da saúde, educação, pacientes crônicos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,  povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Em resposta a pandemia de coronavírus outras novidades foram adotadas. A SES publicou que este ano a vacinação poderá ocorrer em forma de drive-thru, ou seja, em locais com estacionamentos maiores e que o idoso possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel. Além disso, para evitar aglomerações, nesta primeira semana, que é exclusiva para os idosos (60 anos ou mais), a imunização será aplicada em ordem alfabética (conforme tabela abaixo).

– 23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E

– 24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

– 25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

– 26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T

– 27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir de 23 de março, pelo telefone 160.

De acordo com a Pasta, o DF recebeu 60.800 doses de vacinas. O restante será enviado pelo Ministério da Saúde, em um cronograma com 14 entregas semanais. A estimativa é que chegue a mais de 1 milhão de doses.

O objetivo é vacinar 90% do público-alvo no DF que soma mais de 900 mil pessoas. 

Segundo o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, é importante que se evitem aglomeraçõesna hora da vacinação, por isto, a estratégia de dividir por ordem alfabética e o sistema de drive-thru. “O objetivo é evitar as grandes filas que se formam no início das campanhas. Por isso, pedimos que respeitem o cronograma, mas caso algum idoso se confunda no dia, será vacinado também. O objetivo da gente é proteger ao máximo nossos idosos, que é o grupo mais vulnerável ao coronavírus. Por isso, o atendimento das salas de vacina serão de 8h às 22h”, afirma Francisco.

CRONOGRAMA:

– 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos

– 30 de março a 22 de maio: profissionais da saúde

– 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

– 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA DE POSTOS DE VACINAÇÃO NO DF

  • A vacina contra a gripe não previne do vírus Covid-19, por isso, são necessários manter o isolamento e a higienização correta das mãos e superfícies mesmo após ser vacinado. A ideia é reduzir doentes por outras doenças durante a pandemia.

Veja também:

Notícias Coronavírus: SES corrige informação e diz que não há morte pela doença no DF  A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou nota, na manhã deste sábado (28), informando...
Notícias SES paga R$5,5 milhões em TPD nesta sexta-feira No total, 4.090 servidores vão receber pelo trabalho extra de janeiro A Secretaria de Saúde deposita,...
Notícias O SUS é maior! Muitos brasileiros esperavam a voz do chefe da nação e aguardavam que as palavras do...
Notícias Secretário de Saúde pede redução de visitas a pacientes hospitalizados Em vídeo divulgado neste domingo, Francisco Araújo sugere que a família se divida em rodízio...