21.5 C
Brasília
terça-feira, 19 março, 2024

Campanha de vacinação contra gripe começa com novas regras. Entenda

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Por conta da pandemia de coronavírus, a imunização foi antecipada e seguirá ordem alfabética para idosos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada, e inicia nesta segunda (23) e ocorrerá no período de 23 de março a 22 de maio. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizará 128 postos de vacinação.

A distribuição das doses serão ministradas primeiro aos idosos, em seguida aos profissionais da saúde, educação, pacientes crônicos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,  povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Em resposta a pandemia de coronavírus outras novidades foram adotadas. A SES publicou que este ano a vacinação poderá ocorrer em forma de drive-thru, ou seja, em locais com estacionamentos maiores e que o idoso possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel. Além disso, para evitar aglomerações, nesta primeira semana, que é exclusiva para os idosos (60 anos ou mais), a imunização será aplicada em ordem alfabética (conforme tabela abaixo).

– 23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E

– 24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

– 25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

– 26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T

– 27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir de 23 de março, pelo telefone 160.

De acordo com a Pasta, o DF recebeu 60.800 doses de vacinas. O restante será enviado pelo Ministério da Saúde, em um cronograma com 14 entregas semanais. A estimativa é que chegue a mais de 1 milhão de doses.

O objetivo é vacinar 90% do público-alvo no DF que soma mais de 900 mil pessoas. 

Segundo o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, é importante que se evitem aglomeraçõesna hora da vacinação, por isto, a estratégia de dividir por ordem alfabética e o sistema de drive-thru. “O objetivo é evitar as grandes filas que se formam no início das campanhas. Por isso, pedimos que respeitem o cronograma, mas caso algum idoso se confunda no dia, será vacinado também. O objetivo da gente é proteger ao máximo nossos idosos, que é o grupo mais vulnerável ao coronavírus. Por isso, o atendimento das salas de vacina serão de 8h às 22h”, afirma Francisco.

CRONOGRAMA:

– 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos

– 30 de março a 22 de maio: profissionais da saúde

– 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

– 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA DE POSTOS DE VACINAÇÃO NO DF

  • A vacina contra a gripe não previne do vírus Covid-19, por isso, são necessários manter o isolamento e a higienização correta das mãos e superfícies mesmo após ser vacinado. A ideia é reduzir doentes por outras doenças durante a pandemia.
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Aposentados em 2019: verifiquem seus pagamentos em pecúnia com o sindSaúde

Atenção aos servidores que se aposentaram nos últimos 5 anos e já receberam a licença prêmio: é importante contatar...

DF institui relatório anual para registro da vitimização dos profissionais de saúde

A luta contra a violência direcionada aos profissionais de saúde no Distrito Federal recebe um avanço significativo com a...

Precatório INDIVIDUAL do Benefício Alimentação: Confira seu nome na lista e consulte o valor da sua ação!

Atenção, servidores da saúde! O SindSaúde divulga a primeira lista oficial que contempla milhares de servidores com direito à...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img