20.5 C
Brasília
quarta-feira, 27 março, 2024

Diretoria do SindSaúde se reúne para discutir projeto da GATA

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Categoria cobra quitação integral da incorporação

A diretoria do SindSaúde se reunirá, na nesta quinta-feira (5), para tratar sobre o projeto de Lei de pagamento da Gratificação de Atividade Técnica-administrativa (Gata) encaminhado pelo Governo do Distirito Federal à Câmara Legislativa.

“Passamos por um grande calote no governo Rollemberg. Visto que essa luta se arrasta há dez anos, a categoria sempre contou com a quitação integral da GATA por isso está surpresa com esse projeto enviado”, afirma Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

Veja a matéria completa no Metrópoles:

O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou à Câmara Legislativa (CLDF), nesta quarta-feira (04/03), um projeto de lei que autoriza o pagamento da terceira parcela da Gratificação de Atividade Técnica-administrativa (Gata).

A proposta prevê que o benefício é devido aos servidores técnicos de saúde e auxiliar de saúde. A Gata será paga em três parcelas: em 1º de abril de 2020; 1º de novembro de 2020; e 1º de julho de 2021, quando será extinta.

Após a extinção, segundo o PL, nenhuma parcela da Gata será devida. O parcelamento e a incorporação previstos também não poderão resultar em percentual maior que 30% sobre o vencimento.

A proposta ainda deixa aberto espaço para que o GDF antecipe as parcelas, desde que haja disponibilidade orçamentária e financeira, além de não comprometer os limites da despesa de pessoal e das metas fiscais.

Embora garantido por lei aos servidores de nível médio da Secretaria de Saúde do DF, o pagamento da terceira parcela estava suspenso desde o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Segundo o Palácio do Buriti, ‭29.311 servidores terão direito à incorporação. Desse total, 18.360 são ativos e os outros 10.951, inativos. Para ficar em dia com a categoria, o GDF precisará de uma reserva anual no orçamento de, pelo menos, R$ 545 milhões.

Histórico

A Gata foi instituída por meio de uma lei distrital de 2004. Em 2012, o benefício foi extinto e, desde então, diversos servidores lutam na Justiça para conseguir os valores retroativos.

Durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde) conseguiu aprovar na Câmara Legislativa nova lei que reuniu todas as gratificações dos servidores em uma só e a incorporou ao salário. No entanto, a norma não foi cumprida no governo de Rollemberg.

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img