26.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Projeto que altera GMOV chega à Câmara Legislativa

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Mensagem com projeto de lei é um solicitação do SindSaúde para garantir direitos aos servidores

Já está na Câmara Legislativa o projeto de lei que garante a Gratificação de Movimentação (GMOV) para os servidores da Administração Central da Secretaria de Saúde.

A mensagem do Governo do Distrito Federal com o projeto de lei foi lida na sessão plenária desta terça-feira (3).

Projeto de lei

O PL foi protocolado, ganhará número e será distribuído às comissões para análise. Ele altera a Lei nº 318 de 1992, que criou as gratificações de incentivo às ações básicas de Saúde e de Movimentação para os servidores da Fundação Hospitalar do DF.

A mudança na lei foi um pedido do SindSaúde após reunião em assembleia dos servidores. A gratificação para os cerca de 3 mil trabalhadores da Administração Central tinha sido paga durante anos por meio de portaria.

“Nós cobramos do governo esse envio de alteração e nossas comissões formadas em assembleia já estão em contato com os deputados para que o projeto tenha tramitação célere e os servidores não sejam prejudicados”, afirmou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

CLIQUE AQUI E ACESSE O PROJETO COMPLETO

Entenda o caso

Em 24 de janeiro, uma decisão da Justiça apontou ilegalidade no pagamento da GMOV para os servidores da ADMC por entender que órgão não corresponde a uma “unidade de Saúde”.

No entendimento do Tribunal de Justiça do DF, por conta da nomenclatura adotada no texto do artigo 3º da Lei 318/1992, a expressão “unidade de saúde” despreza estes trabalhadores lotados na ADMC.

Para o sindicato, esta segregação é indevida, pois se trata de servidores da Pasta que moram em região administrativa diferente a que estão lotados, e por isso não é justo que não recebam a gratificação como todos os outros. A GMOV corresponde a 10% do vencimento do salário.

Para corrigir este imbróglio, foi protocolado um ofício ao secretário de Economia, André Clemente, com a proposta de alteração legislativa, mudando na Lei a expressão “unidades de saúde” por “órgão da Secretaria de Estado de Saúde do DF”.

Com esta modificação, não caberão mais interpretações diferentes ou a exclusão da gratificação para qualquer servidor da Saúde que se encaixe nas condições previstas na lei.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img