26.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

SES cria Centro de Operações de Emergências para ações e boletins do Coronavírus no DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Plano de enfrentamento à doença foi detalhado nesta quinta-feira (27)

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (28) a criação do Centro de Operações de Emergência (COE) para informar sobre a situação do coronavírus no Distrito Federal.

O lançamento, feito na quinta-feira (27) pelo governo, detalhou a medida criada para evitar alarmes e organizar as ações de enfrentamento da doença, que até o momento não foi confirmada no DF.

O COE vai emitir boletins e informar sobre tudo que está acontecendo no DF em questão de atendimentos, casos suspeitos, exames e se tiver casos confirmados, de acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Os sintomas iniciais do coronavírus incluem febre, coriza, tosse, falta de ar e diarreia. O período de incubação estimado varia entre zero a 24 dias.

Atendimento de casos suspeitos

Quem suspeitar de ter contraído a doença deve procurar inicialmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Se houver necessidade de internação, os pacientes serão direcionados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), considerado referência para os atendimentos à população local.

No caso de crianças ou adolescentes até 13 anos e grávidas, o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) será a referência. 

Já os pacientes com sintomas mais graves e das chamadas imunossuprimidas – em tratamento de HIV/Aids, de câncer do sangue ou que fizeram quimioterapia recente-, o local para onde serão levados é o Hospital de Base.

Casos no DF

Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, cinco casos são investigados e suspeitos de coronavírus no DF. Dois dos pacientes estão internados na rede pública, um na rede privada e dois se encontram em observação domiciliar. 

Ao todo, foram investigados 22 casos no DF. Desses, 17 foram excluídos por não atenderem a definição de suspeito. 

Como se prevenir do coronavírus:

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;

– Evitar tocar nas mucosas dos olhos;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir;

– Usar lenço descartável para higiene nasal;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img