19.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

40 ANOS: Nunca foi fácil. Não será!

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A história do SindSaúde é marcada pelas constantes vitórias e luta incansável pelos servidores da Saúde

28 de dezembro de 1979. Esse é o mês que marca o início do maior sindicato que representa os trabalhadores da Saúde do Distrito Federal. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF), nasceu após a Associação dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde de Brasília decidir se tornar um sindicato. A história do SindSaúde se destaca pelo número de trabalhadores associados e pelas lutas históricas.

Não foram apenas os anos da ditadura militar que marcaram o começo da entidade. A severa crise econômica também coincidiu com a sua criação. Para se ter ideia, entre 1980 e 1989, a inflação média no Brasil chegou a 233,5% ao ano, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Por conta disso, houve inúmeras perdas salariais dos trabalhadores do setor.

Em 1987, o então presidente José Sarney lança o Plano Bresser, que congela os preços e os salários por 90 dias. Em 1989, após deflagrar uma greve, o SindSaúde conseguem zerar as perdas nas folhas de pagamento causadas pela medida.                        

A entidade também esteve na linha de frente contra os arrochos salariais do governo Fernando Collor. Em 1990 e 1991, o sindicato promoveu duas greves gerais contra esses cortes e em oposição ao descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho prometido pelo ex-governador Joaquim Roriz.

O diretor do SindSaúde Agamenon Torres cita a Lei 3.320/2004, que criou a carreira de assistência pública à Saúde DF, e a Lei 34/1989, que estabeleceu o regime de 30 horas semanais aos servidores públicos, como algumas das mais importantes conquistas do sindicato.

Já na gestão da presidente Marli Rodrigues, a aprovação da lei 5.174, que dispõe sobre a jornada de trabalho foi a principal vitória para a categoria. A lei estabeleceu o regime de 20 horas semanais na carreira Assistência Pública à Saúde. Em todo o Brasil, só os servidores da Saúde do DF fazem as 20 horas semanais. Mesmo em países considerados “de primeiro mundo”, como Inglaterra, a carga horária mínima semanal é de 36 horas.

A entidade possui representantes (delegados ou diretores) nas sete regiões de saúde do DF. Eles são responsáveis por verificar as demandas da categoria e defender os servidores junto à gestão.

Perseguição

Recentemente, o SindSaúde lutou contra os desmandos de Rodrigo Rollemberg à frente da gestão do Governo do Distrito Federal. Foram quatro anos com o governo atuando para desvalorizar o servidor e perseguindo a entidade.

“Foi um período marcado pelo calote ao trabalhador. O último governo simplesmente deu as costas para o servidor e sequer pagou o que nossa categoria tem direito. Uma herança maldita de 4 anos sem qualquer reconhecimento”, afirma a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Ao longo dos 40 anos de existência, o SindSaúde sempre colocou o servidor público e o SUS em primeiro lugar. Marli Rodrigues, que ocupa a presidência do sindicato desde 2013, afirma que “a luta é pelos ideais do sindicato, independente de quem estiver no poder”.

 WhatsApp Image 2019-12-27 at 08.52.44.jpeg

Modernidade e serviços

Ano após ano, o SindSaúde vem se modernizando para melhor atender seus filiados e toda a categoria, além do atendimento dos trabalhadores da saúde do setor privado e a negociação com o empregador.

Com um Departamento Jurídico competente e atento às causas dos servidores, seja nas ações individuais ou coletivas, o sindicato tem conquistado vitórias importantes para os trabalhadores.

A Diretoria também realiza parcerias e eventos para que os servidores possam adquirir benefícios com condições especiais. “Nosso foco é atender as demandas dos servidores com agilidade e da melhor forma possível”, destaca Marli Rodrigues.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img