27.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

2019: Ano de muitas lutas, estratégia e conquistas

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Durante todo o ano, o SindSaúde dialogou para que os direitos dos servidores da Saúde fossem assegurados

O ano de 2019 foi de muito trabalho para o SindSaúde-DF. Momento de estabelecer pontes e construir diálogos que ficaram suspensos ao longo dos quatro anos anteriores. Portas que se reabriram para o debate e a possibilidade de resgatar todos os direitos que foram negados para os servidores da Saúde. Pensar de forma estratégica foi o foco do sindicato. Muitas batalhas foram vencidas e o caminho, ainda longo, foi preparado para novas conquistas.

Em janeiro, logo no início do mandato do novo governador, Ibaneis Rocha, o sindicato se reuniu com o chefe do executivo e entregou um documento com todas as reivindicações da categoria, entre elas estavam as pecúnias, GATA, 40 horas, reajuste dos especialistas, convocações e outras demandas.

Ainda no primeiro mês do ano, o GDF garantiu a liberação de carga horária de 40 horas para pelo menos 600 servidores da Saúde

Outra exigência do SindSaúde foi a construção de um hospital destinado aos servidores públicos do DF. Para tratar deste tema, a presidente do sindicato, Marli Rodrigues, se reuniu em fevereiro com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e com o deputado distrital Rodrigo Delmasso.

Na oportunidade, o secretário recebeu da presidente o pedido para revogação do “turno da fome”, prática perversa que destinava aos servidores que estavam em plantão por 12 horas apenas uma refeição (almoço ou ceia). 

No mês de março, a diretoria do SindSaúde esteve na SES para garantir a manutenção do pagamento do adicional de insalubridade e do auxílio alimentação aos servidores em afastamentos legais.

O Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do DF (Espaço NovaMente) foi lançado para dar início a pesquisas sobre saúde mental do servidor. Com sede no Guará, a Novamente possui 4 mil metros quadrados de área verde e 800 metros quadrados de área construída.

O superendividamento dos servidores da Pasta foi uma preocupação para o SindSaúde, para tratar disso, em abril a diretoria do sindicato se reuniu com o subsecretário de Relações Institucionais do DF (Seris), Valteni Souza, e com a Diretora de Crédito e Clientes do BRB, Cristiane Bukowitz. Na ocasião foi reivindicado ao BRB uma proposta de renegociação das dívidas que facilite o pagamento, com carência de 4 meses e menores juros nas parcelas.

A 5ª edição da revista “INPressão” foi publicada em junho. Entre outros assuntos, o periódico trata das vitórias do sindicato ao longo de 40 anos e sobre a urgência de um plano de carreira para os servidores da SES.

Julho começou com uma assembleia do SindSaúde lançando a “Campanha pela Libertação da Gata”.

O GDF sancionou Lei Complementar que instituiu a nova Licença-Servidor. Durante todo o processo o SindSaúde se reuniu com líderes do governo para a construção da proposta aprovada e para evitar prejuízos aos servidores.

A presidente Marli Rodrigues se reuniu, em agosto, com o presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Inas-DF) para exigir que todos os servidores, ativos e inativos, tenham direto a um plano de assistência à saúde de qualidade e igualitário.

No mesmo mês, Marli Rodrigues esteve em reunião com servidores lotados no Centro de Saúde nº 1 do Gama, e ouviu denúncias dos trabalhadores, de que as equipes estavam sofrendo discriminação por parte de uma chefe da unidade.

Atendendo a uma demanda do SindSaúde, foi ampliada a jornada semanal de trabalho de  328 servidores para 40 horas.

A diretoria do sindicato denunciou, em setembro, a situação de abandono da Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital Regional do Gama (HRG) que compromete o atendimento de crianças na unidade.

Sempre com um cuidado especial com os aposentados, o sindicato promoveu um encontro com os inativos da regional do Gama para orientá-los sobre seus direitos.

Foi protocolado um ofício junto a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) solicitando que fosse diminuído o prazo para o envio da Declaração de Dívidas de Exercícios Anteriores. Esta medida facilita o reconhecimento de resíduos não pagos referentes a dívidas de exercícios anteriores por parte do GDF. 

Outubro foi um mês de luta contra assédios no Hospital do Gama. Conquista do pagamento da parcela de pecúnias previsto para todo fim de mês e não executada em setembro. Promoção de orientação para aposentados sobre pecúnias, PIS PASEP e exercício findo. Além da defesa da manutenção de adicionais a servidores afastados.

O SindSaúde cobrou em novembro melhores condições de trabalho na Região Centro Sul. A Presidente se reuniu com a superintendente Moema no Guará e levou diversas demandas dos servidores.

Ao longo de todo o ano o sindicato acompanhou o pagamento das parcelas mensais do TPD e das pecúnias aos aposentados que estavam sem receber seus direitos desde 2016.

“O SindSaúde continuará em 2020 sua árdua batalha em defesa dos servidores da Saúde do DF. Já dissemos e vou repetir, em 2020 a principal luta é para a incorporação da terceira parcela da GATA. É lei e deve ser cumprida. Temos convicção que vamos vencer essa demanda que se arrasta por longos anos”, destaca Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img