SindSaúde celebra o primeiro acordo coletivo com funcionários do Iges-DF

SindSaúde celebra o primeiro acordo coletivo com funcionários do Iges-DF

26/09/2019 - 12:19 // Por SindSaúde DF // Imagens: Éder Oliveira // Notícias

Acordo assegura direitos, estabelece percentual de reajuste salarial e concede inúmeros benefícios aos funcionários

O SindSaúde é o primeiro sindicato a encaminhar pedido de pauta e se reunir com a direção do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges–DF) para celebração de um acordo coletivo de trabalho com funcionários do Instituto. O acordo, assinado na manhã desta quinta-feira (26), abrange os empregados do Iges-DF e tem vigência até setembro de 2020. As cláusulas concordadas abordam jornada de trabalho, reajuste salarial, entre outras.

Participaram da assinatura do acordo a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues; o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo Filho; e o diretor vice-presidente do Iges-DF; Sérgio Luiz da Costa.

O documento contempla vários benefícios aos trabalhadores, entre eles, o percentual de reajuste salarial, uma jornada de trabalho que assegure a saúde do empregado e a construção de escalas de plantão de acordo com a lei, prevendo intervalos para descanso. O Iges-DF também se comprometeu a conceder aos funcionários período de férias de 30 (trinta) dias, sem prejuízo de remuneração, em até três períodos.

Outro ponto firmado é da alimentação e refeição, fica o instituto obrigado a fornecer alimentação ou, quando não houver, a pagar auxílio-refeição no valor mínimo de R$ 409,20 ao mês. Isto quando o funcionário cumprir carga horária acima de 6 horas diárias. Cobrou-se também um local apropriado para o repouso de empregados que cumprem escalas superiores a 6 horas ininterruptas. Além da concessão de folga no dia do aniversário do trabalhador.

Muitas outras clausulas foram contempladas no acordo. Desde que o modelo de gestão foi criado pelo governo anterior é a primeira vez que se celebra a assinatura de um documento que assegura direitos aos funcionários do Iges-DF, cabe lembrar que em outras épocas não foi dada nem a oportunidade da construção desta pauta.

“Em momento de uma caçada nacional aos direitos dos trabalhadores, é importantíssimo a celebração deste acordo coletivo de trabalho como o primeiro passo na conquista e na reconquista de todos os diretos que já havíamos alcançado”, destaca a presidente, Marli Rodrigues.

Veja também:

Notícias Aposentados e pensionistas devem preencher declaração relativa à pecúnia Documento de não ajuizamento de ação judicial está disponível de segunda a sexta, das 8h...
Notícias Jurídico é vitorioso em ação de servidora no valor de R$ 170 mil Além de processos trabalhistas, advogados do SindSaúde também atuam em todas as outras áreas O Departamento...
Notícias SES faz esquema especial para retirada de remédios nesta semana Devido ao ponto facultativo, pacientes que precisam de medicamentos de alto custo devem ficar atentos...
Notícias SindSaúde cobra melhores condições de trabalho na Região Centro Sul Presidente Marli Rodrigues se reuniu com a superintendente Moema no Guará e levou diversas demandas...