Casos de dengue seguem aumentando no DF

Casos de dengue seguem aumentando no DF

24/07/2019 - 17:36 // Por SindSaúde DF // Imagens: Éder Oliveira // Notícias

Já são 36,3 mil notificações e 33 mortes pela doença

O informativo epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do DF na última segunda-feira (22), mostra que a capital do País chegou a 36.389 casos prováveis e notificados de dengue. Ao todo, já foram 33 mortes pela doença, de janeiro a junho deste ano. Ainda há um óbito em um caso provável de dengue que está sendo investigado.

Para reduzir os índices e evitar mortes, existem as ações que são responsabilidades do governo, as campanhas de conscientização, o diagnóstico e tratamento de infectados e a manutenção de áreas públicas.

Porém, há também a necessidade da população se unir na eliminação de focos de proliferação das lavas do mosquito. Para isso, manter suas casas, quintais, comércios e apartamentos limpos e sem recipientes que contenham ou possibilitem o acúmulo de água parada.

“Nem a mudança das temperaturas fez os números reduzirem. Isso tudo é um aviso para lembrar que 2020 é logo ali. É preciso começar as estratégias da próxima campanha. De continuar vistorias em possíveis focos de proliferação do mosquito e preparar equipes no acompanhamento de novos caso”, lembra a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Cuidados Básicos
Fechar tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas viradas com a boca para baixo, lixeiras tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, colocar areia em vasos de plantas para evitar acúmulo de água, limpar regularmente potes de água dos animais e de forma alguma deixar água acumulada em qualquer lugar da casa ou do terreno.

Os sintomas mais comuns em pessoas infectadas são: dor de cabeça, febre alta e de início abrupto (39˚ C a 40˚ C), dores no corpo e atrás dos olhos, fraqueza e náuseas. Em sua forma mais grave, a doença ainda provoca dores abdominais intensas, vômitos persistentes e sangramento nas mucosas. Em caso de suspeita um médico deve ser procurado.

Para denunciar algum local que possa ser foco de reprodução do mesmo, clique aqui.

Veja também:

Notícias SES faz a 3ª chamada de transferências do Iges-DF Servidores da lista divulgada devem comparecer nesta sexta-feira (16) na sede da secretaria A Secretaria de...
Notícias Governador do DF reabre diálogo para reajuste de servidores e garante plano de saúde para todos Em conversa com a presidente Marli Rodrigues, Ibaneis Rocha reforçou que busca equilíbrio financeiro até...
Notícias Servidores do DF podem ter até 120 dias para compensar faltas Projeto enviado à CLDF pelo governador atende demanda antiga do SindSaúde-DF Uma demanda antiga do SindSaúde-DF...
Notícias Sindicalizado pode adquirir plano com 6GB de internet, além de WhatsApp e ligações ilimitados São duas opções de planos telefônicos com aparelho Samsumg A10 ou LG K12 O SindSaúde-DF recebeu...